segunda-feira, 29 de junho de 2015

Brasileiros são investigados nos EUA por dólar falso comprado em agência do BB, no Recife

Folha de São Paulo 


Dois brasileiros são investigados pela polícia do Texas, nos EUA, após tentarem depositar dólares falsos em uma agência do Bank of America, em Houston (Texas), na última quarta-feira (24). O dinheiro foi comprado seis dias antes, em uma agência do Banco do Brasil no Recife.

João Neto da Silva, 57, visitava a filha, Amanda Parris Silva, 27, que mora em Houston, e levou consigo US$ 2.820 (cerca de R$ 8.850) que haviam sido comprados por sua irmã, Maria de Fátima Silva.

Pai e filha tentaram depositar o dinheiro na agência bancária americana e descobriram que as cédulas eram falsas. A polícia foi chamada pela gerente do banco.

Os brasileiros não foram detidos, mas receberam um prazo de 48 horas para se explicarem. João da Silva também foi impedido de deixar o país.

Amanda disse ao "Diário de Pernambuco" que o Banco do Brasil depositou o dinheiro em sua conta após o incidente, mas que a transação foi feita em nome da tia dela.

Ela afirmou que foi procurada pelo banco, mas reclamou da demora da instituição brasileira para enviar um documento que isente ela e seu pai. 

"Não aceitamos ser responsabilizados por um erro que não foi nosso", disse a pernambucana, que recebeu apoio do Consulado Brasileiro na cidade.

A Polícia Federal no Recife diz que analisa a possibilidade de instaurar um inquérito para apurar o caso.

Em nota, o Banco do Brasil reconheceu o erro e disse que escalou uma equipe para prestar apoio jurídico à família.

"As apurações internas ainda estão em curso, e o banco prestará todas as informações devidas às autoridades, inclusive à Polícia Federal", diz trecho da nota. 

"O BB lamenta o ocorrido e informa que já adotou medidas para evitar outras intercorrências."