“Os principais ex-guerrilheiros que se lançam na luta política, costumam dizer que estavam lutando pela democracia. Eu não tenho condições de dizer isso. Eu estava lutando contra uma ditadura militar, mas se você examinar o programa politico que nos movia naquela momento, era voltado para uma ditadura do proletariado. Então você não pode voltar atrás, corrigir o seu passado e dizer, naquele momento eu estava lutando pela democracia”, disse o escritor.
Gabeira (hoje com 81 anos de idade), participou da luta armada contra o governo militar, que ascendeu ao poder em 31 de março de 1964.
Militante do Movimento Revolucionário Oito de Outubro, foi preso em 1970, mas acabou libertado ao ter seu nome incluído na lista de 39 prisioneiros trocados pelo embaixador alemão Ehrenfried von Holleben, sequestrado pelos grupos guerrilheiros Ação Libertadora Nacional (ALN) e Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) – este último tinha Carlos Lamarca e Dilma Rousseff como figuras de destaque.
O jornalista também exerceu quatro mandatos consecutivos como deputado federal entre 1995 e 2011.
Portanto, se aquele seu amigo esquerdopata insistir em afirmar que o governo militar deu um golpe, exclusivamente pelo poder, mostre esse vídeo e pergunte se ele gostaria de viver exatamente como vivem os cubanos, pois era isso o que eles tinham em mente para o Brasil.
Vídeo:
Jornal da Cidade