terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Bolsonaro jura respeito à Constituição e assina termo de posse no Congresso


RICARDO MORAES / REUTERS
RICARDO MORAES / REUTERS



PRINCIPAIS MOMENTOS

AO VIVO: Acompanhe a cerimônia de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro
Em vídeo, Bolsonaro diz que pretende mudar destino do país
Fotogaleria das posses presidenciais
Os desafios de Bolsonaro

ACOMPANHE

Bolsonaro promete 'sociedade sem discriminação'
Em seu discurso de posse, no Congresso Nacional, Bolsonaro prometeu "construir uma sociedade sem discriminação ou divisão". Ele também disse que irá "respeitar as religiões e nossa tradição judaico-cristã".
O presidente ainda afirmou que irá "libertar definitivamente" o Brasil "da corrupção, da criminalidade, da irresponsabilidade econômica e da submissão ideológica".
Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) fala com a imprensa na posse de Jair Bolsonaro
--:--/--:--
Eduardo Bolsonaro fala com jornalistas antes da posse
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente eleito, Jair Bolsonaro, falou sobre como o governo do pai irá atuar no Congresso Nacional, sem ceder ao "toma lá, dá cá", para aprovar reformas e projetos. O deputado ainda disse que a disputa pela presidência da Câmara está acirrada e que "os candidatos estão trabalhando, fazendo suas articulações".
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bolsonaro é empossado como presidente da República
O presidente eleito Jair Bolsonaro durante cerimônia de posse no Congresso
O presidente eleito Jair Bolsonaro durante cerimônia de posse no Congresso (Foto: NELSON ALMEIDA / AFP)
Bolsonaro é empossado como presidente da RepúblicaJair Bolsonaro foi empossado presidente da República às 15h10 desta terça-feira, pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira.
Conheça os integrantes do ministério de Jair Bolsonaro
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) toma posse nesta terça-feira com uma equipe composta por 22 ministros , o menor número desde a redemocratização. Com sete oficiais da reserva das Forças Armadas - mais de 30% de sua equipe, incluindo pastas que ficam dentro do Palácio do Planalto - e apenas duas mulheres, o novo ministério também guarda espaço para membros do círculo mais próximo do governo Bolsonaro e ex-integrantes do governo do presidente Michel Temer (MDB). (Leia mais)
Paulo Guedes Foto: SERGIO LIMA / Sergio Lima/AFP/14-11-2018
Paulo Guedes Foto: SERGIO LIMA / Sergio Lima/AFP/14-11-2018 (Foto: Sergio Lima/AFP)
Itamaraty confirma presença de 10 chefes de estado e 12 chanceleres em posse
Até as 14h desta terça-feira, um total de dez chefes de estado haviam confirmado presença na posse. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, também participam 12 chanceleres, três vice-presidentes, três representantes de organismos internacionais e 18 "autoridades diversas".
Está confirmada a participação dos presidentes de Portugal (Marcelo Rebelo de Sousa), Paraguai (Mario Abdo Benítez), Uruguai (Tabaré Vasquez), Chile (Sebastián Piñera), Bolívia (Evo Morales), Cabo Verde (Jorge Carlos Fonseca) e Honduras (Juan Orlando Alvarado) , além dos primeiros-ministros da Hungria (Viktor Orbán), Israel (Benjamin Netanyahu) e Marrocos (Saadeddine Othmani).
O presidente do Peru, Martín Vizcarra, teve que deixar antecipadamente o Brasil.
(Eliane Oliveira e Patrik Camporez)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É preciso aproximar o Congresso dos programas do novo governo, diz Quintão
O deputado Leonardo Quintão (MDB-MG), que auxilia o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na articulação política do governo de Jair Bolsonaro, disse nesta terça-feira que é preciso aproximar o Congresso Nacional dos programas da nova gestão. O deputado chegou à Casa por volta das 13h30, onde participará da cerimônia de posse de Bolsonaro.
- A nossa intenção é estar aproximando o orçamento da União à base dos parlamentares. Hoje a reclamação do parlamentar, quando é feito um determinado programa de governo para as regiões, ele fica muitas vezes sabendo pela imprensa - disse Quintão. (Bruno Góes)
Bolsonaro desfila em carro aberto
O presidente eleito Jair Bolsonaro desfila em carro aberto
O presidente eleito Jair Bolsonaro desfila em carro aberto (Foto: Reprodução)
O presidente eleito Jair Bolsonaro está desfilando em carro aberto na Esplanada dos Ministérios. Durante o trajeto, ele fez sinal de arma com as mãos.
Autoridades se atrasam para cerimônia no Congresso
"Brasileiro deixa tudo mesmo para cima da hora". A frase, seguida de um suspiro, é de uma das pessoas que trabalham na recepção montada na entrada do Congresso Nacional para receber as autoridades convidadas para a posse do presidente Jair Bolsonaro. Apenas 10% dos que receberam o disputado convite passaram pela porta principal do prédio no período marcado.
A expectativa era deixar a recepção aberta entre 13h e 14h . Pelo atraso geral, o cerimonial alongou o tempo para receber convidados. Como o volume de gente que chegou até as 14h45 era muito baixo, estender o prazo foi a única saída. Na portaria principal, há nove detectores de metal.
(Gabriela Valente e Aguirre Talento)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE