quarta-feira, 1 de março de 2017

Trump pede que Congresso abrace reconstrução do sonho americano

Com Veja e agências internacionais


US President Donald J. Trump delivers his first address to a joint session of Congress from the floor of the House of Representatives in Washington, DC, USA, 28 February 2017.  REUTERS/Jim Lo Scalzo
Trump disse que os Estados Unidos precisam colocar seus cidadãos em primeiro lugar

Em seu primeiro discurso para o Congresso, o presidente dos Estados UnidosDonald Trump, disse que o tempo de pensar pequeno acabou. Ele pediu que os congressistas abracem o espírito da reconstrução do sonho americano.
“Precisamos apenas da coragem de dividir os sonhos que enchem nossos corações. […] A América vai ser energizada por nossos corações, e não guiada pela ambição”, disse ele.
Segundo ele, os Estados Unidos precisam colocar seus cidadãos em primeiro lugar. “Porque só assim poderemos fazer os Estados Unidos grande de novo.”
Para que o país volte a crescer e gerar empregos, ele disse que vai fazer com que fique mais fácil trabalhar nos Estados Unidos e mais difícil deixar o país.
Ele prometeu uma reforma tributária que permita às empresas americanas competir em igualdade com companhias estrangeiras.
Trump também disse que haverá corte de impostos para a classe média. “Temos que criar um ambiente de igualdade para nossas empresas e nossos trabalhadores.”
Imigração
Com o argumento de que é preciso proteger o país, ele defendeu leis migratórias mais rígidas.  “Não podemos permitir que nossa nação seja um santuário para os extremistas.”
“Por isso temos trabalhado em medidas para deixar nossos país mais seguro e deixar fora dele todos aqueles que possam nos ferir.”
O americano disse que pretende trabalhar com os países aliados para “extinguir” o Estado Islâmico. “Vamos trabalhar com nossos aliados, incluindo nossos amigos e aliados do mundo muçulmano, para extinguir da face da Terra esse inimigo.”
Ele citou recentes atos de violência e ameaças contra a comunidade judaica para relembrar que os Estados Unidos são “um país unido em condenar o mal e ódio em todas as suas formas”.
Obamacare
O presidente disse que o Obamacare está falido e pediu que o Congresso “reforme e substitua” o sistema. “Temos que agir para proteger os americanos”.
Segundo ele, a mudança é necessária para oferecer um serviço de saúde de mais qualidade e acessível aos americanos.
Trump defendeu que os congressistas permitam que as pessoas possam adquirir os planos que elas quiserem. “Não aqueles que o governo forçou a ter.”
Ele defendeu que seja ofertada liberdade para escolha de planos, inclusive de outros Estados. A medida, segundo ele, criaria um mercado mais competitivo e melhor.