quarta-feira, 1 de março de 2017

"Culpa de ser branca", por Ruy Castro

Rue des Archives/Latinstock
L'Original Dixieland Jass Band - alias Original Dixieland Jazz Band : quintette americain mene par le cornettiste Nick La Rocca. C'est la premiere formation a enregistrer, en 1917, un disque de jazz ici vers 1920 --- Original Dixieland Jazz Band : american jazz quintet, 1st group to record a jazz disc in 1917, here c. 1920 Foto:Rue des Archives/Latinstock FOTO COM CUSTO ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Original Dixieland Jazz Band


Mais um centenário musical provoca confusão: o do jazz. Tudo porque a gravação celebrada como a primeira do gênero – a de "Livery Stable Blues", pela Original Dixieland Jass Band, no estúdio da Victor, em Nova York, a 26 de fevereiro de 1917 – não foi bem a primeira. Semanas antes, a 30 de janeiro, a mesma ODJB, como era chamada, já gravara esse título para a Columbia – que, assustada com o resultado, engavetou o disco e dispensou o grupo. Pois a Victor acolheu a ODJB, gravou-a, lançou logo o disco e, para todos os efeitos, este ficou sendo o primeiro do jazz.

Mas nada disso é novidade. O problema é o fato de a ODJB, um quinteto de cornet (irmão mais velho e delicado do trompete), trombone, clarineta, piano e bateria, ser composto de músicos brancos. Até 1930, isso não incomodava ninguém. Mas, então, um crítico francês, Hugues Panassié, começou a pregar que o "verdadeiro" jazz era o negro, e que os brancos eram seus usurpadores. Fãs brancos do jazz, desinformados e acometidos de "mauvaise conscience", adotaram essa ideia – que, contrariando todas as provas, tem adeptos até hoje.

A ODJB só foi a primeira a gravar "jass" porque, antes, um negro de New Orleans, o trompetista Freddie Keppard, recusou o convite da Columbia. 

Temia que, se sua música fosse ouvida em discos, seria copiada "" o que ela foi do mesmo jeito, porque ele a tocava nos cabarés. E como os puristas explicam que um sucesso de Keppard fosse uma ária de "Pagliacci", a ópera de Leoncavallo, transposta para seu estilo?

Na New Orleans de 1917, negros e brancos tocavam a mesma música, feita de ritmos africanos e harmonias europeias. Dela resultaram, quase ao mesmo tempo, o negro Louis Armstrong e o branco Bix Beiderbecke, igualmente gênios.

A ODJB, coitada, não tinha culpa de ser branca.