sábado, 18 de março de 2017

Acordo entre TCU e Lava Jato deve levar Odebrecht, Camargo e Andrade a fazer recall de leniência

Painel - Folha de São Paulo


Odebrecht, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez, as três grandes empreiteiras que fecharam acordo de leniência com a Lava Jato, devem ser chamadas a prestar novos esclarecimentos, com foco nas irregularidades apuradas pelo Tribunal de Contas da União na usina de Angra 3. O recall será motivado por entendimento firmado entre a força-tarefa e o ministro do TCU Bruno Dantas, relator do processo que apura fraudes nas obras eletromecânicas do empreendimento no Rio.
Jeitinho A área técnica do TCU recomendou que o ministro declarasse a inidoneidade de todas as sete empresas que participaram das obras em Angra 3. Dantas, então, procurou integrantes da Lava Jato em Curitiba para evitar que o entendimento do tribunal inviabilizasse os acordos de leniência firmados pela força-tarefa.
União estável O acerto entre o ministro e a Lava Jato prevê que as empresas que fizeram leniência terão 60 dias para refazer explicações sobre Angra 3. O julgamento do caso no TCU está marcado para quarta-feira (22). O dano calculado é de cerca de R$ 400 milhões.