segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Lago de Furnas está com 10,5% da capacidade

Miriam Leitão - O Globo


O nível do reservatório de Furnas chegou a 10,54% no último domingo, apenas meio ponto percentual acima do limite "prudencial" estabelecido pelo Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (Cepal). Na semana passada, o ministro das Minas e Energia Eduardo Braga afirmou que o país teria "problemas graves" se os níveis dos reservatórios baixassem de 10%.
Localizada na bacia do Rio Grande, a usina de Furnas responde por 17,42% da capacidade dos reservatórios da região Sudeste/Centro-Oeste, responsável por cerca de 70% da geração hidrelétrica do país. Com capacidade para gerar 1.216 MW, foi a primeira hidrelétrica construída pela empresa, e dista 300 km de Belo Horizonte, 400 km de São Paulo e 500 km do Rio de Janeiro.
A situação em Itumbiara, responsável por 7,89% da capacidade de armazenagem do SE/CO, também se aproxima do limite. O lago da usina, capaz de gerar 2.082 MW, estava em 11,6% no domingo. A hidrelétrica fica na bacia do rio Paranaíba, entre Minas Gerais e Goiás.     
O Cepel não detalhou qual o limite específico para o perfeito funcionamento de cada uma das usinas. O Operador Nacional do Sistema tampouco.  
Nesta segunda-feira, a usina de Funil, com 216 MW
Na quinta-feira passada, Braga havia dito que "é obvio que se nós tivermos mais falta de água, se passarmos do limite prudencial de 10% nos nossos reservatórios, estaremos diante de cenário que nunca foi previsto em nenhuma modelagem. A partir daí teríamos problemas graves, mas estamos longe disso."