O Globo
Senador Luiz Henrique é um dos fundadores do velho MDB, ainda na década de 1960
Candidato a derrotar Renan Calheiros na disputa pela presidência do Senado, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) é um dos fundadores do velho MDB, ainda na década de 1960, e nunca deixou o partido. Discípulo e contemporâneo de Ulysses Guimarães, a quem sempre cita em suas entrevistas, Luiz Henrique foi presidente nacional do PMDB entre 1993 e 1995.
Nessa época, ficou conhecido por ter contado que ainda se aconselhava com Ulysses Guimarães. Segundo ele, mesmo depois da morte do líder, ele sonhava com o político e recebia indicações dele. Até hoje há uma foto em destaque do velho amigo na parede de seu gabinete.
Formado em Direito pela Universidade de Santa Catarina, Luiz Henrique começou a carreira política como deputado estadual, em 1973. Desde então, foi cinco vezes deputado federal, três vezes prefeito de Joinville e duas vezes governador de Santa Catarina — entre 2003 e 2010.
Desde 2011, cumpre seu primeiro mandato de senador. Luiz Henrique nasceu em 1940 e completará 74 anos no próximo dia 25 de fevereiro. É casado com Ivete da Silveira e tem dois filhos.