quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

"É a volta do cipó de aroeira", por Ilimar Franco

O Globo




O PT não tem do que reclamar da oposição que lhe faz o PSDB. Os petistas chamam os tucanos de golpistas. Mas essa era a postura que tinham quando seu adversário estava no poder. A ferocidade de um é a crueldade de outro. Analistas avaliam que as principais forças da nossa política têm uma visão muito aproximada da democracia, e suas posturas os revelam legítimos herdeiros do udenismo.
A vontade do eleitor e a do opositor
O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), durante a campanha, por conta de suposto boicote dos Correios à correspondência dos tucanos a seus eleitores, quis impugnar a candidatura de Dilma e pediu a cassação de seu mandato caso fosse reeleita. Derrotados, há tucanos que defendem o impeachment da eleita. Dito isso, a História registra que, após a reeleição do ex-presidente Fernando Henrique (1998), em decorrência da brusca desvalorização do real frente ao dólar, o governador Tarso Genro (PT-RS) defendeu que FH renunciasse e convocasse novas eleições. O petista diagnosticou que faltava credibilidade para o tucano se manter. Tucanos e petistas sempre apostam num atalho.
“Eles estão fragilizados de tudo quanto é lado. Político e administrativo. O maior baque foi a perda da Educação"

Eduardo Cunha
Líder do PMDB e candidato a presidente da Câmara
Guerra de trincheira
À exceção do secretário-executivo, ou um e outro cargo, a orientação dada aos ministros é segurar as nomeações para o segundo escalão. Estas serão feitas depois da posse do Congresso e da eleição dos presidentes da Câmara e do Senado.
Vai custar R$ 16 bi
O aumento salarial dos ministros do STF, aprovado pelo Congresso, custará R$ 16 bi aos cofres públicos, somente em 2015, por conta do efeito cascata no Judiciário. A estimativa é de técnicos da AGU, dirigida pelo ministro Luís Adams (foto). Além do STF, são beneficiados o Ministério Público Federal e os juízes dos cinco TRFs, do TST e do TJDFT.
Vem de lá de muito longe
Desde 2007, quando Carlos Lupi (PDT) era ministro do Trabalho, que o trio Guido Mantega - Miriam Belchior - Arno Augustin tenta restringir direitos trabalhistas, mudando regras do abono salarial, do seguro-desemprego e da pensão por morte.
Segura o rojão e pega o boi
Todos os anos, empresas concessionárias de serviços públicos, ou que tocam obras previstas no Orçamento, vivem o mesmo drama. São estimuladas, por deputados e senadores, a dar patrocínio às festas de São João no Nordeste e ao carnaval de Parintins no Amazonas. A mordida é ampla, geral e irrestrita. E parte de todas as bocas.
Me dá um desconto aí
Grandes devedores de bancos oficiais costumam levar parlamentares à mesa de negociação. Essa prática não é exclusividade de ninguém, nem é de hoje. Atravessa todos os governos. A intenção é dar um jeitinho nas rígidas regras de cobrança.
Na vitrine
Três integrantes da equipe do ministro da Casa Civil Aloizio Mercadante, quando ele estava na pasta da Educação, viraram secretários estaduais da área: Macaé Evaristo (MG), Aléssio Trindade (PB) e Francisco das Chagas (RN).
A tendência petista Articulação de Esquerda ficou fora do ministério Dilma. Queriam emplacar o deputado Pedro Uczai no lugar de Patrus Ananias.