segunda-feira, 16 de maio de 2022

Guedes: governo prepara fundo para grandes obras de infraestrutura

Paulo Guedes participou de abertura de feira de alimentos em São Paulo
Paulo Guedes participou de abertura de feira de alimentos em São Paulo | Foto: Reprodução/Youtube

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira, 16, que o governo federal vem trabalhando para desenvolver um fundo para a reestruturação nacional com o objetivo de atrair investimentos. A declaração aconteceu na abertura da feira de alimentos Apas Show, em São Paulo.

Segundo Guedes, a ideia é que o novo fundo sirva como instrumento para financiar grandes obras de estruturas. O ministro citou casos envolvendo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para argumentar a favor de um novo foco de investimento.

“O presidente (Jair Bolsonaro) já autorizou. Estamos pensando em um programa de fundo de reconstrução nacional. Um grande problema brasileiro é justamente a nossa incapacidade de fazer investimento”, afirmou Guedes nesta segunda-feira.

“Em vez de ficar o BNDES lá sentado em ações da JBS, da Marfrig, da Petrobras, ficava sentado em uma porção de participações. Vamos vender isso e transformar em uma hidrelétrica em Rondônia. Estamos precisando de energia no norte do Brasil. Estão, vamos fazer uma hidroelétrica lá.”

Redução do IPI

No evento desta segunda-feira, o ministro também comentou o recente movimento do governo em reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), em medida de estímulo à economia.  

“Aceitei o desafio de nos sentarmos com as indústrias e conversarmos sobre a redução de IPI e Tarifas de Importação, que precisam ser repassadas e chegar até o consumidor, refletindo no preço, na ponta”, comentou o ministro.

“Tivemos outros programas posteriormente. Fizemos uma primeira rodada de 25% na redução do IPI e depois passamos para 35%; também reduzimos todos os impostos de importação da cesta básica. Há 40 anos não havia redução desses impostos.”


Revista Oeste