segunda-feira, 30 de maio de 2022

Bolsonaro sobrevoa áreas afetadas por chuvas no Recife

 Presidente visitou região com o ministro da Defesa para acompanhar os trabalhos de resgate

Bolsonaro acompanha trabalhos de resgate em áreas afetadas por chuva no Recife
Bolsonaro acompanha trabalhos de resgate em áreas afetadas por chuva no Recife | Foto: Ministério da Defesa

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoou na manhã desta segunda-feira, 30, as áreas do Recife afetadas por fortes chuvas nos últimos dias, onde dezenas de pessoas morreram em razão de deslizamentos de terra.

Bolsonaro sobrevoou a região acompanhado do ministro da Defesa, Paulo Sérgio, e do comandante militar do Nordeste, General Richard Nunes. Mais tarde, participou de entrevista coletiva, com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, Anderson Torres, ministro da Justiça, e Marcelo Queiroga, ministro da Saúde.

Na oportunidade, foram anunciadas ações para auxílio de moradores atingidos pela tragédia. O governo prometeu R$ 500 milhões de ajuda, em verba que vai chegar às vítimas por meio de canais diferentes.

“Tudo que nós pudemos fazer e entregar diretamente aos interessados, sem passar por governadores e prefeitos, nós faremos”, declarou Bolsonaro nesta segunda-feira.

No domingo, o presidente havia usado as redes sociais para anunciar que o governo federal acionou as Forças Armadas para colaborar nos trabalhos de resgate. Segundo o Ministério da Defesa, mais de 400 oficiais se juntaram à defesa civil na capital pernambucana.

85 mortes

Esta segunda-feira, 30, é mais um dia de buscas por pessoas desaparecidas depois do deslizamento de barragens por causa das fortes chuvas no Grande Recife. O principal ponto em que as buscas ocorrem é Jardim Monte Verde, região limítrofe entre a capital e Jaboatão dos Guararapes. Com isso, há ao menos 85 mortos em Pernambuco, desde a quarta-feira 23.

Mais de 20 pessoas morreram soterradas e tiveram os corpos resgatados da lama em Jardim Monte Verde. Entretanto, segundo o Corpo de Bombeiros, ainda há vítimas desaparecidas entre os escombros.

As buscas são feitas por moradores, pelo Exército e pelos bombeiros de Pernambuco e de outros Estados, que enviaram efetivo para ajudar em meio ao desastre.

Revista Oeste