terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Microsoft compra gigante dos games por US$ 68,7 bilhões

O movimento deve esquentar a disputa com a Sony

Empresa de tecnologia está de olho no metaverso
Empresa de tecnologia está de olho no metaverso | Foto: Raimond Spekking/WorldPhotos

O gigante de video games Activision Blizzard agora pertence à Microsoft. A venda foi anunciada nesta terça-feira, 18. O preço da negociação: US$ 69 bilhões (R$ 380 bilhões, na cotação atual), o maior do setor de tecnologia da história, superando a compra da EMC pela Dell, em 2015, por US$ 67 bilhões.

Com a aquisição, a Microsoft pretende acelerar o crescimento da sua divisão de games em dispositivos móveis, computadores, consoles e nuvem, tornando-se a terceira maior companhia do setor do mundo, atrás apenas da Tencent e da Sony. A empresa também está de olho no metaverso, ainda em consolidação.

Conhecida por jogos populares nos consoles, a Activision Blizzard produziu os jogos Call of Duty e Tony Hawk’s Pro Skater. Para celulares, desenvoleu o conhecido Candy Crush Saga. Agora, os títulos pertencerão à Microsoft, que pretende pôr alguns no Xbox Game Pass, uma espécie de “Netflix” dos games.

A Microsoft ganhará quase 400 milhões de usuários mensais de jogos da Activision. Do outro lado, a companhia de games passa a ter acesso à infraestrutura de uma empresa com experiência em inteligência artificial e programação. O movimento deve esquentar a disputa da Microsoft com a Sony.

“Os jogos são a categoria mais dinâmica e empolgante de entretenimento em todas as plataformas”, disse o presidente da Microsoft, Satya Nadella, em comunicado. “E vão desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de plataformas de metaverso”, acrescentou o executivo da Microsoft.

Leia também: “Metaverso: muito além do Facebook”, reportagem publicada na Edição 94 da Revista Oeste

Revista Oeste