Após chamar de "histórico" o acordo comercial acertado entre a União Europeia e o Mercosul nesta sexta-feira (28/06), manifestando-se pelo Twitter o presidente Jair Bolsonaro disse que cumpriu uma promessa de campanha que trará enormes benefícios para a economia.
"Prometi que faria comércio com todo o mundo, sem viés ideológico. Não foi retórica vazia de campanha, típica da velha política. É pra valer! estou cumprindo mais essa promessa, que renderá frutos num futuro próximo. Vamos abrir nossa economia e mudar o Brasil para melhor!"
Bolsonaro lembrou que, juntos, "Mercosul e UE representam 1/4 da economia mundial". "E agora os produtores brasileiros terão acesso a esse enorme mercado", enfatizou. "Parabenizo também os Ministros Paulo Guedes e Tereza Cristina, bem como as equipes de seus ministérios, pelo empenho neste objetivo. GRANDE DIA!", finalizou o presidente."
Acordo Mercosul-UE garante compromissos ambientais
O governo brasileiro disse que Mercosul e União Europeia, no fechamento de acordo comercial, reiteraram seus compromissos em relação a acordos multilaterais ambientais, incluindo os da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima e o Acordo de Paris.
Na quinta-feira (27), o presidente da França, Emmanuel Macron, havia ameaçado não assinar nenhum tratado comercial com o Brasil caso Bolsonaro deixasse do acordo climático de Paris. Nesta sexta, o presidente Jair Bolsonaro se encontrou com o colega francês, reiterou o compromisso de permanecer no Acordo de Paris e convidou o francês para visitar a Amazônia.
"O acordo conta com capítulo específico sobre o tema de comércio e desenvolvimento sustentável, em que as partes reiteram seus compromissos em relação aos acordos multilaterais ambientais, incluindo os da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima e Acordo de Paris, e a outros objetivos em matéria de conservação e uso sustentável da biodiversidade e das florestas, respeito aos direitos trabalhistas e proteção dos direitos das populações indígenas", afirma texto divulgado pelo governo brasileiro com detalhes do acordo.
"Acordo com Mercosul “é o maior já feito pela União Europeia”, celebra Juncker"
"O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, celebrou pelo Twitter o acordo com o Mercosul que chamou de “histórico” e “maior tratado comercial” já concluído pelo bloco europeu.
“Acordo feito! Um momento histórico. Em meio a tensões no mercado mundial, estamos enviando um forte sinal de que defendemos o comércio baseado em num conjunto de regras. É o maior acordo comercial já feito pela União Europeia. Notícia positiva para o meio ambiente e para os consumidores”, afirmou Juncker.
Reprodução
Mesmo tom de celebração adotou o governo brasileiro. Em nota conjunta, os ministérios das Relações Exteriores, Economia e Agricultura brasileiros afirmaram que o acordo bilateral é “o mais amplo” do tipo já negociado pelo bloco de países sul-americanos constituirá “uma das maiores áreas de livre-comércio do mundo”.
Gazeta do Povo