Durante a abertura da Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC), a Apple anunciou uma série de novidades, sobretudo em softwares, para a sua linha de produtos. Destaque para o modo noturno noiOS 13 , uma versão própria de sistema operacional para iPads e a substituição do tradicional iTunes por três aplicativos independentes. A linha Mac Pro , voltada para o mercado profissional, também foi renovada com o computador "mais poderoso" já criado pela companhia.
A máquina pode ter processador Intel Xeon com até 28 núcleos pode ser impulsionado com até 1,5 terabytes de memória. A versão mais barata, com chip Intel Xeon com oito núcleos, 32 GB de memória RAM e placa de vídeo Radeon Pro 580X custará US$ 5.999, com lançamento previsto para este outono no Hemisfério Norte.
— Este é o novo Mac Pro. E ele é incrível. É o Mac mais poderoso que nós já criamos — celebrou o diretor executivo da Apple, Tim Cook.
Modo noturno no iOS 13
A principal novidade no iOS 13, nova versão do sistema operacional do iPhone, é o modo noturno, que substitui o brilho claro no fundo da tela pelo preto. A ferramenta é ideal para o uso de smartphones em ambientes escuros, para não agredir a vista, e ainda reduz o consumo de energia. O teclado também ganhou a função “swipe”, para escrever apenas deslizando o dedo pelas teclas. O iOS 13 será lançado ao público no último trimestre do ano.
O aplicativo de mapas também foi renovado com imagens locais, função semelhante ao Steet View, do Google Maps. A empresa também está remapeando os EUA, com o uso de carros e aviões, para fornecer imagens com mais detalhes aos usuários. O plano é terminar a cobertura do território americano neste ano e avançar para outros países a partir de 2020.
Segurança e privacidade
A companhia também fez anúncios em relação à segurança e à privacidade. O iOS 13 ganha alertas de rastreio de localização, Wi-Fi e Bluetooth, além de uma nova forma para assinar serviços. Desenvolvedores poderão usar o “Sign in with Apple”, que garante a privacidade dos usuários. Sites e aplicativos poderão requisitar informações, como nome e e-mail, mas para cada conta a Apple cria um endereço de e-mail aleatório, que serve para encaminhamento das mensagens.
Para câmeras de segurança, a Apple anunciou o HomeKit Secure Video. Com o aplicativo, os vídeos são analisados localmente, criptografados e enviados para o iCloud, onde ficam armazenados.
O iOS 13 também traz a ferramente Memoji Stickers, que permite o uso de emojis personalizados direto no teclado de aplicativos de mensagem. O aplicativo fotos foi renovado, com uma função para excluir fotos duplicadas e destaque para as melhores fotos de uma sequência. O iOS 13 também permitirá, enfim, que vídeos sejam rodados em tela grande com o smartphone na horizontal.
Sistema operacional para o iPad
O iPad ganhou uma versão própria do sistema operacional, o iPadOS. Agora, os aplicativos são dispostos para uso com o aparelho na horizontal, com foco no uso multitarefa, com mais de um aplicativo aberto simultaneamente. Para facilitar o uso, a Apple também criou um novo gesto, com três dedos. Para copiar e colar conteúdos, basta juntar três textos, como se estivesse realmente pegando algo. Para colar, basta abrir os dedos na tela.
— São novas ferramentas que levam o iPad para um novo nível — afirmou Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple.
Função multiusuário no Apple TV
No sistema operacional tvOS, para televisores, a companhia adicionou a função multiusuário, para que cada pessoa dentro de uma casa tenha experiência personalizada. Quem usa o Apple TV para ouvir música agora poderá acompanhar a letra das canções enquanto a música é reproduzida. Para o Apple Arcade, Cook anunciou compatibilidade com os joysticks do Xbox One e do PlayStation.
— O Apple TV é para toda a família, mas queremos tornar essa experiência ainda mais pessoal — afirmou Cook. — Agora, todos da casa têm recomendações personalizadas de séries e filmes.
Apps independentes no Apple Watch
Como esperado, o Apple Watch ganhou novos aplicativos e mais independência do iPhone. A partir de agora, o relógio terá suporte para aplicativos que funcionam sem o smartphones. O watchOS terá até mesmo uma loja de aplicativos própria, acessada com a assistente Siri ou digitando na tela. Será possível baixar os aplicativos diretamente no relógio, algo que não era possível. Até a versão anterior do sistema operacional, os aplicativos eram instalados a partir do iPhone.
A companhia também anunciou três novos aplicativos para o relógio inteligente. Um para audiobooks, outro para gravar arquivos de voz, além de uma calculadora, útil para dividir contas em restaurantes. No campo da saúde, o aplicativo Activity ganha a ferramenta Trends, que compara o progresso em nove métricas. Para as mulheres, o relógio inteligente ganhou um aplicativo para acompanhar o ciclo menstrual.
Aposentadoria do iTunes
O novo Mac OS foi batizado como Catalina. Como esperado, a principal mudança foi a aposentadoria do iTunes. O programa que revolucionou o mercado fonográfico, lançado em 2001, será substituído por três aplicativos: Apple Music, Apple Podcasts e Apple TV. O novo sistema operacional ganha ainda a função “Sidecar”, que permite usar o iPad como segunda tela dos Macs.
Para a acessibilidade, o Catalinha poderá ser comandado por voz usando o sistema de reconhecimento desenvolvido para a assistente Siri. A empresa também anunciou um novo serviço para encontrar computadores perdidos. Mesmo desligados eles poderão ser encontrados, pela comunicação do computador com outros dispositivos Apple no local.
Facilidade para desenvolvedores
Mas a grande novidade para os desenvolvedores foi o anúncio do projeto Catalyst, para criar versões para Mac de aplicativos desenvolvidos para iOS com apenas um clique. E o SwiftUI permite programar aplicações usando menos código.
— Existem mais de um milhão de aplicativos para iOS que seriam fantásticos no Mac — afirmou Federighi. — E para os desenvolvedores, existe um mercado com mais de cem milhões de usuários Mac.
Para facilitar o desenvolvimento de aplicações em realidade aumentada, a Apple lançou o RealityKit, o ARKit 3 e o Reality Composer. Segundo Federighi, será simples para desenvolvedores, mesmo sem experiência em ambientes 3D, criarem aplicações que misturam objetos virtuais com a realidade.
O Globo