O Estado de São Paulo
'É melhor ter gente com experiência', afirma Rei do Futebol
Na noite deste domingo, em Havana, Pelé demonstrou apoio à reeleição do presidente Joseph Blatter na Fifa mesmo após as prisões e denúncias de corrupção na entidade. Em Cuba para assistir a um amistoso entre sua ex-equipe, o New York Cosmos, contra a seleção nacional do país, o Rei do Futebol opinou sobre as eleições ocorridas na última sexta-feira.
"Eu era a favor. Era preciso porque é melhor ter gente com experiência", afirmou Pelé logo ao desembarcar na ilha caribenha, ao ser perguntado por jornalistas sobre o 5º mandato consecutivo de Joseph Blatter à frente da entidade máxima do futebol.
Blatter foi reeleito na última sexta-feira, no 65º Congresso da Fifa. Mesmo após os escândalos que estouraram na última quarta-feira, com a prisão de cartolas da entidade, o suíço conseguiu ter o apoio da maioria das federações, mas a votação foi levada para o 2º turno. Porém, seu adversário, o príncipe jordaniano Ali bin Al-Hussein, desistiu da candidatura antes da última etapa da votação.
O jogo entre New York Cosmos e seleção cubana simbolizará a reaproximação diplomática entre Washington e Havana após mais de 50 anos de inimizade entre os países. O Cosmos será a primeira equipe estadunidense em solo cubano desde 1999, quando o Baltimore Orioles, do beisebol, jogou contra o time nacional da ilha, em jogo que será repetido este ano. O amistoso será jogado nesta terça-feira.