domingo, 5 de janeiro de 2025

Luís Roberto 'perdeu mané' Barroso é campeão de voos da FAB em 2024; veja lista

 Ministros de Lula fizeram mais de mil viagens nos jatos militares no ano passado


Presidente do STF foi o que mais voou pela FAB no ano passado - Foto: Nelson Jr./SCO/STF


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, foi a autoridade que mais usou aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) em 2024. Segundo apuração do jornal O Globo, o ministro fez 146 viagens. 

O número é quase o dobro de vezes em que o jato foi pedido pela presidência da Corte no ano anterior, que chegou a 77. Já o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que tinha sido campeão em 2023 com 135 voos, ficou agora em segundo lugar, com 127 viagens. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, completou o pódio com 123 deslocamentos. 

Os ministros da Justiça e da Defesa, Ricardo Lewandowski e José Múcio Monteiro, aparecem na sequência com 98 e 90 voos, respectivamente. Aliás, os ministros de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fizeram 1.101 viagens nos jatos da FAB em 2024. 

O valor representa queda de 26% em relação ao ano anterior, quando foram 1.493 deslocamentos. Voos compartilhados por mais de um ministro foram considerados apenas uma vez no cálculo. A FAB passou a divulgar em 2024 a lista completa dos passageiros

Lira e Barroso utilizaram voos oficiais da FAB em deslocamentos realizados às vésperas do Natal.

 Ministros do governo do presidente Lula também realizaram viagens por meio da instituição.


Revista Oeste