quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Idi Amin e Alexandre de Moraes: o retrato perfeito do STF

Arte que circula nas redes sociais adapta frase histórica de ditador de Uganda para autoria de ministro do Supremo Tribunal Federal

Arte nas redes sociais relaciona frase histórica de ditador africano com Alexandre de Moraes
Arte nas redes sociais relaciona frase histórica de ditador africano com Alexandre de Moraes | Crédito: Reprodução

Circula pelas redes sociais uma arte com uma frase histórica do ex-ditador de Uganda, Idi Amin Dada, adaptada para a autoria do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) — criticado nesta semana em razão de ação contra empresários por opiniões emitidas em um grupo de WhatsApp.

A frase em questão é “There is freedom of speech, but I cannot guarantee freedom after speech.” Na tradução para o português: “Temos liberdade de opinião, mas eu não posso garantir a liberdade de quem deu a opinião”.

Idi Amin foi um dos mais violentos chefes de Estado da África no último século. O militar tomou o poder de Uganda à força em 1971 e permaneceu até 1979. Neste período, sufocou qualquer tipo de manifestação de oposição. Estima-se que 300 mil pessoas tenham morrido no país em decorrência de suas ordens.

O ditador morreu em 2003 na Arábia Saudita, onde vivia em exílio. Lançado em 2006, o filme britânico O último rei da Escócia retrata os tempos de barbárie do governo Amin em Uganda.

Revista Oeste