A premiação é destinada aos servidores que melhor conseguiram estimular o crescimento e estabilizar a economia do seu país

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente do Banco Central (BC) do Brasil, Roberto Campos Neto, foi eleito pela revista britânica The Banker como o “banqueiro central” de 2020. A premiação é destinada aos servidores que melhor conseguiram estimular o crescimento e estabilizar a economia do seu país.
De acordo com a publicação, que pertence ao mesmo grupo do jornal Financial Times, a melhora na projeção feita pelo Fundo Monetário Internacional para a economia brasileira durante a pandemia em muito se deve à atuação da instituição dirigida por Campos Neto.
“A previsão do Fundo Monetário Internacional passou de 9,1% para 5,8%, enquanto alguns analistas acreditam que a contração será inferior a 4,5%”, destacou. “Muito desse cenário mais promissor se deve ao trabalho do Banco Central do Brasil.”
Segundo o banqueiro brasileiro, as novas operações de crédito da entidade para as empresas somaram US$ 230 bilhões entre março e novembro — sendo que US$ 97 bilhões desse montante foram destinados às pequenas e médias e microempresas. O BC estima o crescimento de 3,5% do Produto Interno Bruto do Brasil em 2021.
Artur Piva, Revista Oeste