sexta-feira, 5 de abril de 2019

Capitalização pode criar milhões de empregos, afirma Guedes

Paulo Guedes voltou a defender o sistema de capitalização e disse, durante evento em Campos de Jordão, que o modelo tem capacidade de criar milhões de empregos. Ao discursar, o ministro não sabia  que Jair Bolsonaro havia dito nesta sexta-feira (5), em Brasília, que o regime de capitalização pode cair da PEC.
“Vamos criar empregos e podem ser milhões de empregos rápidos se formos para a Previdência nova por causa da desoneração dramática dos encargos trabalhistas”, disse ele.
No sistema de capitalização sugerido pela equipe de Guedes, os trabalhadores teriam contas individuais de aposentadoria alimentadas por aportes individuais. Os empresários deixariam de contribuir para a Previdência via folha de pagamento.
Em café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, Bolsonaro ressaltou que se o regime de capitalização tiver uma reação negativa no Poder Legislativo, ele pode ser retirado.
"Se tiver reação grande, tira da proposta. Alguma coisa vai tirar, tenho consciência disso", afirmou em encontro com jornalistas. A Folha foi convidada.
No mesmo evento em Campos de Jordão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a capitalização não é um problema, desde que ela seja explicada de forma mais clara.
A adoção do regime tem sido criticada inclusive por partidos simpáticos ao presidente. Para eles, a iniciativa não é factível.
000
Ministro de economia Paulo Guedes fala durante o Fórum Empresárial LIDE, em Campos do Jordão - Bruno Santos/Folhapress
Flavia Lima , Carolina Linhares e Joana Cunha, Folha de São Paulo