sábado, 3 de novembro de 2018

Seção de sopros da Orquestra Petrobras Sinfônica celebra os 40 anos de 'Grease'

'Grease - nos tempos da brilhantina': a versão de 1978 com Olivia Newton-John e John Travolta Foto: Agência O Globo


'Grease - nos tempos da brilhantina': a versão de 1978 com Olivia Newton-John e John Travolta Foto: Agência O Globo

Pelo terceiro ano consecutivo, a Orquestra Petrobras Sinfônica realiza um espetáculo em parceria com o Festival do Rio. Depois de lançar um documentário em homenagem ao regente titular Isaac Karabtchevsky, em 2016, e de apresentar um concerto com trilhas sonoras de filmes de Tim Burton, no último ano, a Opes realiza neste sábado (3/11), no Teatro Rival, um show para comemorar os 40 anos de “Grease — Nos tempos da brilhantina”, de Randal Kleiser.

— Nossa ideia é fazer um bailão. Reunimos uma percussão e uma seção de sopros da orquestra, com oito músicos, todos de pé, para recriar essas melodias que marcaram época — afirma Mateus Simões, o jovem diretor executivo da Opes. — Vai ter set de DJ antes e depois da apresentação. É para fazer todo mundo dançar.
Além de temas do clássico estrelado por John Travolta e Olivia Newton-John, como “Summer nights” (Jim Jacobs/Warren Casey) e “Grease” (Barry Gibb), o programa também traz músicas de outros três filmes: “Dirty dancing: ritmo quente” (1987), “Xanadu” (1980) e “Os embalos de sábado à noite” (1977).
— Misturamos os quatro longas e criamos um link entre eles. Apesar de não serem disco, “Grease” e “Dirty dancing” têm trilhas super dançantes. Tem solo de fagote, de flauta, de clarinete, é uma viagem no tempo diferente, tudo com arranjos do Ricardo Cândido — comenta Simões.
O concerto segue o projeto da filarmônica de mesclar erudito e popular, que já rendeu tributos aos discos “Ventura” (Los Hermanos), “Thriller” (Michael Jackson) e, agora, “The dark side of the moon” (Pink Floyd), com três sessões esgotadas neste mês, no Vivo Rio.
— Vamos abrir uma nova data em fevereiro. E programamos um novo concerto para 2019: o “Black album”, do Metallica — adianta.
Onde: Teatro Rival Petrobras. Rua Álvaro Alvim 33/37, Centro (2240-9796). Quando: Sáb, às 20h. Quanto: R$ 50. Classificação: 18 anos.






Sérgio Luz, O Globo