
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a companhia aérea Norwegian Air a fazer voos internacionais regulares entre Brasil e Europa. A empresa europeia é a primeira de baixo custo (low cost) a se instalar no Brasil. A legislação brasileira não permite que empresas estrangeiras operem rotas nacionais.
A autorização será publicada no Diário Oficial da União até sexta-feira. Esse é o primeiro passo do processo. A companhia ainda precisa apresentar ao órgão regular toda documentação necessária, como o certificado operacional, por exemplo. Só depois desta etapa, a empresa poderá entrar com pedido de frequências e iniciar a venda dos bilhetes.
O fim da franquia de bagagem era dos pleitos dos investidores no segmento de baixo custo para operar a partir do Brasil. A liberação do capital estrangeiro, em discussão no Congresso, é outra reivindicação.
NEGOCIAÇÕES COM LOW COST DA ARGENTINA
Segundo fontes que acompanham o setor, é possível que, no longo prazo, a Norwegian opere em aeroportos que não estejam entre os principais do país. A empresa já opera, além da Europa, na América do Norte e Central, África, Ásia.
No início de maio deste ano, a companhia árera Joon, subisidiária da Air France, iniciou suas operaçãoes entre Fortaleza e Paris, com três frequências semanais. A empresa não se denomina como low cost, mas apresenta uma operação de custo mais baixo que as tradicionais. Uma passagem de ida e volta em agosto ligando as duas cidades sai por € 684 (R$ cerca de 2.900).
A Anac e sua equivalente argentina também vêm negociando a vinda de outras empresas de baixo custo para o Brasil, como a Flybondi.
O Globo