Mark Zuckerberg é presidente do Facebook
Mais de quatro meses após a revelação do escândalo Cambridge Analytica, no qual viu dados de 87 milhões de usuários serem utilizados indevidamente pela consultoria política, o Facebook finalmente sentiu o impacto: nesta quarta-feira, 25, a empresa viu suas ações caírem mais de 20% no pós-mercado, após divulgar seus resultados financeiros para o segundo trimestre de 2018.
No balanço, que inclui o primeiro período de três meses completo após o escândalo, a rede mostrou queda no crescimento de receita e de usuários, além de aumento nos gastos, o que impactou seus ganhos e desanimou os investidores. Os dados parecem indicar que a empresa perdeu anunciantes e usuários, afetados pelo escândalo de privacidade que levou até o presidente executivo Mark Zuckerberg a depor no Congresso americano por mais de dez horas.
Ao todo, o Facebook encerrou o mês de junho com 2,23 bilhões de usuários, em crescimento de 10% na comparação com o mesmo período do ano passado – em trimestres anteriores, a rede social cresceu a uma média de 13%. Já a receita cresceu em seu ritmo mais lento em quase três anos, subindo 14%, chegando a US$ 13,2 bilhões no segundo trimestre.
Além disso, os gastos da empresa subiram consideravelmente no período, devido a uma maior preocupação com a segurança e a privacidade dos usuários: no segundo trimestre, eles totalizaram US$ 7,3 bilhões, crescimento de 48% na comparação com o mesmo período do ano passado.
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