
Bloomberg
SÃO PAULO e HONG KONG - Depois que Steven Yang largou seu cobiçado emprego no Google, ele perguntou para a mãe se deveria conseguir capital de risco para financiar sua ideia de negócio.
Se a empresa on-line de eletrônicos de consumo fosse uma aposta de risco, a mãe teria lhe sugerido procurar capitalistas de risco. Mas, se transformar a empresa em algo grandioso fosse seu destino, ele deveria usar o dinheiro que ela obteve em sua carreira no setor farmacêutico da China.
Yang então juntou o dinheiro que havia ganhado no Google com o da mãe e, com menos de US$ 1 milhão em capital inicial, mudou-se da Califórnia para Shenzhen, um centro no sul da China para empresas de tecnologia. Sete anos depois, a Anker Innovations Technology vende produtos como carregadores de smartphone e bancos de energia portáteis pela Amazon.com. E a companhia está ficando ainda maior depois de ter chegado recentemente a um acordo para oferecer seus produtos em quase quatro mil lojas Walmart e 900 filiais Best Buy nos EUA.
Negociações recentes no mercado de balcão chinês New Third Board avaliaram a Anker em cerca de US$ 1,1 bilhão. Yang, de 36 anos, e sua esposa têm uma participação combinada de cerca de 54%, de acordo com uma análise feita pela Bloomberg do relatório do primeiro trimestre da empresa para 2018.
A Anker oferece carregadores que são alternativas aos de empresas como Samsung Electronics ou Apple e eles vêm com a tecnologia patenteada PowerIQ, que detecta a potência máxima de cada telefone para minimizar o tempo de carregamento. Yang também se aventurou por praticamente todos os outros dispositivos relacionados a smartphones, como cabos, fones de ouvido e aparelhos de carregamento sem fio. E está fabricando também eletrodomésticos, como aspiradores de pó robóticos com a marca Eufy.
— Nós realmente colocamos muito amor, e ódio, em nossos produtos — disse Yang, referindo-se ao ano de tédio que passou diminuindo o tamanho do robô aspirador, para 2,85 centímetros de altura, para que ele coubesse debaixo de sofás.
Lacunas da tecnologia
A Anker se expandiu porque Yang aproveitou as oportunidades criadas por lacunas no setor de tecnologia. No negócio de smartphones, ele teve como alvo a brecha entre os carregadores caros da Apple e os substitutos de baixa qualidade fabricados por terceiros.
A Anker ocupa o espaço entre as críticas de cinco estrelas e de três estrelas da Amazon (a maioria dos produtos da Anker tem cerca de quatro). Esse é o ponto ideal para Yang, onde ele cria um acessório que não é o mais caro de todos, mas ainda assim tem qualidade suficiente para conquistar a confiança do consumidor.
Isso também significa que suas marcas precisam enfrentar uma concorrência acirrada na internet.
— Vender pela Amazon continua sendo uma estratégia viável para marcas menores — disse Benjamin Cavender, analista da China Market Research Group. — No entanto, a Amazon está vendendo cada vez mais produtos de marca própria por seu mercado, o que significa que as empresas menores precisam ser muito agressivas para fornecer bons produtos e serviços a preços atraentes.