terça-feira, 22 de maio de 2018

Após 226 anos de história, Bolsa de Nova York terá 1ª mulher no seu comando - Stacey Cunningham, de 43, era diretora de Operações da Nyse


Stacey Cunningham, primeira mulher a se tornar presidente da mais famosa Bolsa de Valores do mundo. Foto: Peter Foley/Bloomberg/31-1-2018 - Peter Foley / Bloomberg


O Globo


NOVA YORK - Pela primeira vez em 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova York (Nyse, na sigla em inglês), a mais famosa do mundo, terá uma mulher como presidente. Stacey Cunningham era diretora de Operações e vai substituir Tom Farley, que está deixando a empresa, no comando da Nyse. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pela Nyse. Com isso, duas das três mais importantes Bolsas de Valores americanas será comandada por mulheres. Adena Friedman já é a presidente da Nasdaq, que reúne ações de alta tecnologia, desde o ano passado.

Durante a década passada, a Nyse chegou a ter um comando dividido entre uma executiva — na ocasião, Catherine Kinney — e um executivo. Mas, agora, Cunningham será a primeira mulher a assumir o cargo de presidente sozinha.

Aos 43 anos hoje, Cunningham trabalhou pela primeira vez na Nyse em 1994, como operadora no pregão da Bolsa. Na época, era uma das cerca de 40 mulheres que trabalhavam ao lado de 1.300 homens.
‘Eu amei o lugar desde que entrei a primeira vez e agora estou empolgada em comandar a Bolsa’
- STACEY CUNNINGHAMNova presidente da Bolsa de Valores de Nova York (Nyse, na sigla em inglês)
"Eu amei o lugar desde que entrei a primeira vez e agora estou empolgada em comandar a Bolsa", disse ela em uma entrevista.

Entre 1996 e 2005, ela foi analista do Bank of America Specialist para a Nyse. Depois, se tornou executiva da Nasdaq e, em 2012, foi para a Nyse, onde se tornou diretora de Operações em 2015.

Stacey Cunningham contou que, quando começou a trabalhar na Bolsa, o banheiro feminino do sétimo andar era na verdade dentro de uma antiga cabine telefônica. Em um discurso feito esse ano, Cunningham citou Muriel Siebert, a primeira mulher a trabalhar no pregão da Nyse, em 1967, como uma inspiração. Foi para ela que a cabine telefônica foi transformada em um banheiro feminino.