
Ramona Ordoñez - O Globo
Em janeiro, 1,27 milhão de barris diários foram extraídos
A produção de petróleo nos campos do pré-sal, descoberto há 11 anos, já representa quase a metade da produção total do país. No mês de janeiro, a produção em 73 poços no pré-sal atingiu 1,27 milhão de barris por dia, o que representa 47,4% do total produzido no nacionalmente, que equivale a 2,68 milhões de barris diários e inclui a produção de 41 empresas (Petrobras e demais petroleiras privadas).
Considerando a produção de 49,5 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural nos campos do pré-sal, a produção total de petróleo e gás na região atingiu 1,58 milhão de barris por dia, de acordo com o Boletim Mensal de Produção da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A produção no pré-sal em janeiro foi 1,1% superior ao mês anterior e representou um novo recorde.
A extração total de petróleo no Brasil foi 1,6% inferior ao mês de dezembro, mas 14,2% maior em relação ao mesmo mês do ano passado. Já a produção total de gás natural no país em janeiro atingiu 109,9 milhões de metros cúbicos por dia, também 1,6% inferior ao mês anterior e 13,1% maior em comparação a janeiro de 1016. A maior parte da produção de petróleo veio dos campos marítimos que representaram 94,8% da produção total.
Considerando a produção de petróleo e gás natural juntas, o total em janeiro foi de 3,37 milhões de barris por dia equivalentes (óleo e gás).
O campo que mais produziu no país de Lula, no pré-sal na Bacia de Santos. Em janeiro, o campo de Lula produziu uma média de 729,5 milhões de barris por dia de petróleo e 31,6 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. Lula tem dez poços produzindo, cada um, uma média de 30 mil barris por dia. A produção de petróleo de Lula é a maior já atingida por um campo no país.
RIO: MAIOR PRODUTOR
O Estado do Rio de Janeiro continua sendo o maior produtor de petróleo e gás natural do país, tendo atingido um total de 2,15 milhões de barris por dia em janeiro com 43 campos produtores. Em segundo lugar vem o Espírito Santo, com uma produção total de óleo e gás de 471,3 mil barris diários. São Paulo é o terceiro maior produtor de petróleo e gás com um total de 430,3 mil barris por dia.
Dentre as 41 empresas que atuam no país, a Petrobras é a maior produtora de petróleo e gás natural, com um volume de 2,65 milhões de barris por dia. A segunda maior produtora é a BG (comprada pela Shell), uma das parceiras da Petrobras nos campos do pré-sal, com um total 333,6 mil barris diários. A Petrogal, também parceira da Petrobras no pré-sal, com um total de 93,5 mil barris diários em janeiro último.