Ao invés de analisar o aspecto político da reunião entre a britânica Theresa May e a escocesa Nicola Sturgeon, o jornal avaliou seus atributos físicos
O tabloide inglês Daily Mail causou irritação nas redes sociais e ataques no restante da imprensa ao divulgar a capa da edição desta terça-feira. Com uma imagem da reunião entre a primeira-ministra Theresa May e a premiê escocesa Nicola Sturgeon, o jornal estampou a manchete: “Não importa o Brexit, quem ganhou o legs-it!”, um trocadilho com a palavra pernas (“legs”, em inglês) e a expressão usada para descrever a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o Brexit.
Nas páginas internas, a publicação estampa uma coluna da jornalista Sarah Vine sobre a dupla de políticas, que se encontrou na segunda-feira para discutir detalhes da debandada britânica do bloco e de um referendo de independência a ser votado no Parlamento da Escócia. O texto analisa as roupas e unhas de May e Sturgeon e conclui que as pernas da escocesa estavam “tentadoramente cruzadas, uma tentativa direta de sedução”.
A escolha do tabloide virou alvo de críticas imediatas na internet e foi comentada por diversos políticos ingleses por sua conotação machista e ofensiva. A deputada trabalhista Yvette Cooper foi uma das primeiras a reagir: “Estamos em 2017. As decisões dessas duas mulheres vão determinar se o Reino Unido continuará existindo. E a notícia da página frontal são seus membros inferiores. Obviamente”, escreveu no Twitter.
James Corbyn, líder da oposição no Parlamento, comentou: “Esse sexismo deve ser consignado à história. Vergonha do Daily Mail”. Em edições impressas mais tarde, a publicação pareceu tentar aliviar a polêmica e acrescentou uma observação abaixo do título: “O veredito divertido de Sarah Vine sobre o grande confronto”.
Em reação irônica, um internauta editou a capa para mostrar imagens de políticos britânicos homens, em que também aparecem com as pernas descobertas.