O Globo
Secretário de Estado dos EUA diz que presidente eleito terá que responder pelas declarações
LONDRES - O secretário de Estado americano, John Kerry, classificou como inapropriadas as declarações do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a "corajosa" chanceler alemã, Angela Merkel. Em uma escala em Londres, antes de seguir para o Fórum Econômico de Davos, na Suíça, que será sua viagem de despedida à frente da diplomacia americana, Kerry deu uma entrevista ao canal de televisão CNN.
Perguntado sobre as polêmicas declarações feitas por Trump em uma entrevista ao jornal britânico “The Times” e ao alemão “Bild”, Kerry defendeu a União Europeia, Merkel e a política alemã sobre os refugiados.
— Acho, francamente, que foi inapropriado para um presidente eleito dos Estados Unidos se envolver nos assuntos de outros países de maneira tão direta — lamentou Kerry. — Ele terá que responder por isso — advertiu Kerry, que acrescentou:
— Acho que devemos ser muito prudentes antes de dizer que um dos líderes mais poderosos na Europa (...) cometeu um erro.
Na entrevista, Trump declarou que a Otan, aliança liderada pelos Estados Unidos, era "obsoleta", considerou que o Reino Unido teve razão de sair da União Europeia e classificou como um "erro catastrófico" a generosa política de Merkel com os refugiados.
— Acho que (Merkel) foi extremamente corajosa — acrescentou.