quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

"Thriller", de Michael Jackson, recebe 30º disco de platina e bate recorde

UOL




  • Reprodução
    Capa do premiado "Thriller"
    Capa do premiado "Thriller"
Conhecido como o disco mais vendido de todos os tempos, o álbum "Thriller", do cantor Michael Jackson, se tornou o primeiro álbum a receber 30 certificados de multiplatina nos Estados Unidos, com vendas superiores a 30 milhões de cópias. O anúncio foi feito nesta quarta pela RIAA (associação da indústria fonográfica dos EUA).


"Que conquista excepcional e prova do lugar duradouro de 'Thriller' em nossos corações e na história da música", afirmou Cary Sherman, presidente da associação.
Com o novo feito, "Thriller" deixa para trás a coletânea "Their Greatest Hits (1971-1975)", da banda americana Eagles, que recebeu 29 discos de platina. Cada disco desse tipo equivale a 1 milhão de cópias vendidas.
Segundo estimativas, o álbum de Michael Jackson, lançado em 30 de novembro de 1982, já vendeu mais de 100 milhões de cópias no mundo. O sucesso foi tanto após o lançamento que 7 das 9 faixas foram lançadas como single. Todos entraram no top 10 da revista "Billboard".
Puxado pelos hits "Billie Jean""Thriller" e "Beat It", o disco bateu recorde no Grammy, recebendo 8 prêmios, o que ajudou a transformar Michael Jackson no astro mais popular do planeta.
Produzido por Quincy Jones, "Thriller" também passou dois anos e meio na parada de discos da "Billboard", com 37 semanas em primeiro lugar. O disco conseguiu ainda o feito de permanecer as primeiras 80 semanas entre os dez primeiros, recorde ainda vigente.