O preço médio de estacionamentos em São Paulo manteve-se estável neste ano, mas no Rio de Janeiro houve um aumento de 6,5%, de acordo com um levantamento feito pela empresa de consultoria Colliers International.
"A quantidade de terrenos disponíveis para estacionamento vem caindo no Rio por causa de obras na cidade", afirma Ricardo Betancourt, presidente da empresa.
Como algumas das construções são de infraestrutura para transporte público, caso do VLT que irá passar pelo centro, é possível que no futuro haja menos demanda de motoristas e os preços diminuam, diz ele.
Na região central do Rio, a mensalidade média é de R$ 667, mas já há estacionamentos que cobram até R$ 1 mil, segundo o executivo.
Como em outros bairros cariocas os preços são mais baixos, na média o mensalista desembolsa R$ 519.
Para estacionar em São Paulo, paga-se 65% disso, aponta o levantamento.
Na capital paulista o preço quase não variou nos últimos dois anos. Na média, é igual ao que se pagava em 2013. No entanto, há variações muito grandes de acordo com a região da cidade.
O bairro paulistano que teve o maior aumento neste ano foi o de Vila Olímpia, de acordo com Betancourt.
"Há uma correspondência com o mercado de escritórios. A vaga é para quem trabalha ou tem clientes e fornecedores que precisam estacionar."
O que estou lendo
Francisco Gomes Neto, CEO da Marcopolo
O CEO da fabricante de ônibus Marcopolo, Francisco Gomes Neto, acaba de ler "The Lean Turnaround", escrito por Art Byrne.
"O livro fala sobre o modelo [de produção] 'lean' e o modo de aplicá-lo à empresa", afirma o executivo.
O sistema é o mesmo desenvolvido no Japão pela Toyota para reduzir desperdícios e ganhar eficiência e produtividade.
No próximo ano, fará três décadas que a Marcopolo também adota esse modo de produção.
Gomes Neto conta que presenteou recentemente toda a diretoria da empresa com a obra.
Luxo parcelado
A Farfetch, empresa de comércio eletrônico especializada em marcas de luxo, facilitou as compras para os clientes brasileiros e começou oferecer compras parceladas em seu site.
A mudança veio depois de a empresa perceber uma diminuição de movimento do Brasil por causa do aumento do dólar, afirma Taleeb Noormahamed, diretor da Farfetch em Londres.
"Sentimos a desvalorização da moeda da maneira esperada, ou seja, em reais, as compras continuam constantes", diz ele.
Outra novidade para incentivar os brasileiros é a possibilidade de eles enviarem as compras a um endereço fora do Brasil. "É para clientes que viajam muito."
Isso possibilita que o consumidor não pague taxa de importação, algo que a Farfetch desencoraja, segundo Noormahamed. "Da nossa parte, fazemos tudo para obedecer às regras."
| Divulgação | ||
![]() | ||
| Taleeb Noormahamed, da varejista |
Luz... A EDP, que atende 1,8 milhão de clientes, ampliou uma subestação de distribuição de energia em São Paulo.
...acesa Com um investimento de R$ 7 milhões, a unidade de Caraguatatuba dobrou sua capacidade operacional.
Consumo... Este ano foi o pior, desde 2010, em intenção de compras do paulistano, segundo a Fecomércio-SP.
...apagado Em dezembro, o indicador registrou 66 pontos, queda de 39,2% no comparativo com dezembro de 2014.
Hora do café
| Lederly | ||
![]() | ||
| hora do cafe charge |
com LUCIANA DYNIEWICZ, FELIPE GUTIERREZ e DOUGLAS GAVRAS

