O Globo
Governo português confirma venda da aérea

O governo português anunciou nesta quinta-feira que David Neeleman, dono da Azul, e o presidente do grupo de transportes português Barraqueiro, Humberto Pedrosa, venceram o processo de privatização da TAP. Eles pagarão € 354 milhões por 61% da aérea. O Barraqueiro detém 50,1% do consórcio Gateway, cumprindo o requisito da nacionalidade europeia obrigatório para quem controla companhias aéreas.
Antes mesmo da confirmação oficial, fontes já afirmavam que a proposta de Neeleman foi considerada pelo Conselho de Ministros “muito melhor” do que a apresentada por Germán Efromovich, da Avianca. O consórcio à Sagef, de Efromovich, propôs uma capitalização de € 350 milhões da TAP — € 250 milhões em dinheiro e € 100 milhões em 50 novos aviões.
De acordo com o site do Diário Económico, a disponibilidade para investir e os projetos de capitalização da empresa foram determinantes para a decisão do governo português. O jornal afirma que a proposta financeira da Gateway, de Neeleman, foi a mais vantajosa, ficando à frente da apresentada pela Sagef, do grupo Synergy e Efromovich.
Em maio, o governo escolheu dois consórcios para negociações diretas. O Gateway, liderado pelo presidente da Barraqueiro, Humberto Pedrosa, inclui a holding DGN de Neeleman, dono da brasileira Azul. O outro consórcio, Sagef, é liderado pelo brasileiro-colombiano Efromovich, da Avianca. Após serem convidadas para negociações diretas, as empresas tinham que apresentar propostas finais vinculativas, com melhores condições face às ofertas iniciais.
PORTUGAL TENTA VENDER TAP DESDE 2011
Em 2011, Portugal concordou em vender a TAP como uma das condições para receber ajuda do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia. No ano seguinte, o governo rejeitou a única proposta de compra, feita pela Synergy, de Efromovich, alegando falta de condições financeiras previstas pelo investidor latino-americano.
Em novembro de 2014, o governo português decidiu relançar o processo de privatização, visando a venda de 66% da TAP, sendo 5% reservados aos trabalhadores. Os 34% restantes devem permanecer em poder do Estado.
A venda da TAP permitiria uma injeção de capital na companhia para reforçar suas operações e renovar sua frota, pontuou o primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho em março. A série de greves, incluindo um protesto de dez dias feito por pilotos no início deste mês, iria “certamente” pesar sobre as ofertas que a companhia aérea recebe, disse.
ALIADO DE NEELEMAN É O 15º HOMEM MAIS RICO DE PORTUGAL
O português Humberto Pedrosa, do Grupo Barraqueiro, controla 50,1% do consórcio Gateway. Já o Neeleman, dono da Azul, detém 49,9%. De acordo com o site Expresso, Pedrosa é o maior empregador português do setor dos transportes. O Barraqueiro é o líder na Península Ibérica no transporte rodoviário de passageiros, além de ferroviário e metroviário.
Ainda segundo o site Expresso, Pedrosa também detém 49% da Rede Nacional de Expressos, a E.V.A. Transportes, a Frota Azul, a Rodoviária de Lisboa, a Rodoviária do Alentejo, entre outras. Possui o negócio das concessões de transportes ferroviários de passageiros, como a Fertagus, o Metrô do Sul e o Metrô do Porto.