O Globo com CBN
O rebaixamento da dívida da Petrobras coloca a empresa a um degrau de perder o grau de investimento. Se ela for novamente rebaixada passará a ser um investimento considerado especulativo. É preciso entender os sinais dados pela Moody's.
Se a dívida sem garantia cair de Baa3 ficará mais dificil para a empresa captar. É bem verdade que neste momento ela não está tentando captar. E a Moody´s avisa que as notas continuam sob análise com perspectiva negativa. Essa nota que está a um passo do grau especulativo considera, inclusive, a capacidade de apoio do controlador, ou seja, da União.
A agência citou preocupações sobre as investigações de corrupção pelas quais passa a Petrobras, feitas por órgãos do país e pelas consultorias que trabalham dentro da empresa. Ainda não se sabe o tamanho exato da corrupção, como disse ontem a presidente Graça Foster. Sem saber o quanto foi desviado, ninguém sabe ao certo o tamanho dos ajustes que a Petrobras sofrerá em seu patrimônio.
Se diminuir, como deve acontecer, a dívida fica relativamente maior em relação ao patrimônio. É um dos indicadores que as agências de classificação de risco mais levam em conta. Essa relação na Petrobras já é alta e pode ficar ainda pior, aumentando o risco sobre a capacidade da empresa em honrar seus compromissos.
Também há a preocupação com a dívida internacional da empresa. Uma parte dela, inclusive, pode vencer hoje. Quando a agência fala em “incertezas” sobre a entrega do balanço feita nesta semana, que poderia “levar a perdas significativas e pressões na liquidez”, está dizendo que, como a empresa não tem o balanço do 3º trimestre auditado, os investidores internacionais podem pedir a antecipação do pagamento de dívidas que vencerão ao longo do tempo. Hoje é o limite para um título de bônus. Os investidores podem, teoricamente, começar a reclamar o pagamento antecipado.
Mas na empresa há confiança de que os dados já divulgados, feitos com a ajuda de empresas de auditoria contratadas pela empresa, e mais o pedido de ajuda aos órgãos reguladores, são movimentos suficientes para cumprir a cláusula dos bônus.
Ouça aqui o comentário feito na CBN.