Paula Ferreira - O Globo
Governador demonstra preocupação com resultado das pesquisas de intenções de voto ao Senado e faz elogios ao ex-prefeito

Em reunião com integrantes do SindRio, que representa profissionais de hotelaria e alimentação, o governador do Rio e candidato à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB), pediu votos para Cesar Maia (DEM), concorrente ao Senado na chapa do PMDB, nesta sexta-feira, no Copacabana Palace.
Após o evento, o governador comentou a impugnação da candidatura do ex-prefeito do Rio, e criticou o rigor de algumas leis. Segundo ele, “daqui a pouco não vai sobrar ninguém para ser candidato”.
— Não podemos brincar com o Senado Federal, temos questões importantes para decidir. Cesar é um homem preparado. Ninguém é prefeito três vezes se não trabalhou. Peço muito a vocês o voto para o Cesar Maia — disse.
Maia está impugnado pelo Ministério Público Eleitoral devido a uma condenação em segunda instância por improbidade administrativa, relacionada ao financiamento das obras da Igreja de São Jorge, em Santa Cruz, quando era prefeito, em 2005. O governador saiu em defesa do aliado e criticou a atitude do MPE:
— O gestor público hoje vive um momento muito difícil, acho que a classe política tem que se unir. O prefeito ser condenado porque ajudou uma igreja que estava caindo e ser penalizado por isso é uma medida muito forte. Eu não sei o que isso ajuda a melhorar a política.
A preocupação em garantir a cadeira no Senado surge após Romário, candidato ao posto pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), aparecer liderando as pesquisas de intenção de voto. De acordo com dados da pesquisa Ibope divulgada na última quarta-feira, o candidato socialista tem 24% das intenções, contra 17% de Cesar Maia, que terá a candidatura julgada pelo TRE-RJ nos próximos dias. Sobre divergências com o ex-prefeito no passado, Pezão disse que Maia “sempre foi adversário e nunca inimigo”.