Anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Mariano Rajoy em pronunciamento. Príncipe Felipe, de 46 anos, será coroado o novo monarca espanhol

Rei Juan Carlos I, da Espanha (Srdjan Zivulovic/REUTERS )
O rei da Espanha, Juan Carlos I, vai comunicar nas próximas horas que decidiu abdicar do trono. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira pelo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, em pronunciamento no Palácio de Moncloa, sede do Executivo, transmitido pela televisão. Após 39 anos de reinado, o monarca teria tomado a decisão por causa de problemas de saúde. Aos 76 anos, Juan Carlos considera que está cada vez mais debilitado, de acordo com a imprensa espanhola, e já há algum tempo estudava a possibilidade de ceder a coroa a seu filho, o príncipe Felipe, de 46 anos.
"Sua majestade o rei Juan Carlos acaba de me comunicar sua decisão de abdicar", afirmou Rajoy.
"Espero que em um prazo muito breve, a Justiça espanhola possa nomear como rei aquele que hoje é o Príncipe de Astúrias", acrescentou o premiê, segundo o jornal espanhol El País. Rajoy acrescentou que convocou para esta terça-feira um Conselho de Ministros extraordinário para tramitar a renúncia, mediante a aprovação de uma Lei Orgânica, como estabelece a Constituição espanhola.
"Quero transmitir que este processo se desenvolverá em um contexto de estabilidade institucional e como prova da maturidade de nossa democracia", disse Rajoy. Em seu discurso, o premiê fez elogios ao rei, a quem chamou de "um defensor incansável dos nosssos interesses". Ele declarou ainda que "o rei deixa uma impagável dívida de gratidão a todos os espanhóis". A expectativa é de que Juan Carlos dê mais detalhes sobre os motivos de sua abdicação quando se dirigir ao país. De acordo com Rajoy, o rei lhe disse estar convencido de que este é o melhor momento para que possa acontecer com toda normalidade a transmissão da coroa ao Príncipe de Astúrias.
Juan Carlos I chegou ao trono espanhol em 22 de novembro de 1975. Ele teve papel de destaque na transição da ditadura de Francisco Franco para a democracia. Seu filho, Felipe de Bourbon, se tornou Príncipe das Astúrias, título do herdeiro da coroa espanhola, em janeiro de 1977.
Corrupção – A decisão de Juan Carlos de renunciar ao trono ocorre pouco tempo depois de denúncias de corrupção atingirem a imagem da família real espanhola. Recentemente, a infanta Cristina de Bourbon, filha mais nova do rei, se viu envolvida em denúncias de desvio de dinheiro no Instituto Nóos, administrado por ela e seu marido Iñaki Urdangarin. Em fevereiro, Cristina depôs à Justiça no caso – foi primeira vez que um membro da família real espanhola testemunhou judicialmente.
Em 2011, o jornal El País revelou o escândalo de corrupção mostrando que o Instituto Nóos recebeu contratos no valor aproximado de 6 milhões de euros (18,3 milhões de reais) de entidades públicas para cumprir trabalhos de incentivo ao esporte que nunca foram realizados. Há mais de dois anos a família real excluiu Cristina e Urdangarin de todas as cerimônias oficiais.

A família real espanhola: a rainha Sofia (esquerda), o futuro monarca Felipe (centro) e sua mulher, a futura rainha Letizia