Veja
Conhecido por suas declarações pouco coerentes em premiações, o ator não decepcionou aqueles que esperavam algo semelhante no Oscar
Matthew McConaughey leva a estatueta de melhor ator, pela atuação em 'Clube de Compras Dallas' (Lucy Nicholson/Reuters)
Quando o nome de Matthew McConaughey foi anunciado como vencedor do prêmio de melhor ator, por Clube de Compras Dallas, poucos se surpreenderam. Afinal, a impressionante atuação do ator como um caubói diagnosticado com aids o tornou favorito à estatueta. Conhecido por seus discursos longos e, algumas vezes, confusos, McConaughey atingiu seu auge na noite deste domingo, ao receber o prêmio das mãos de Jennifer Lawrence. A junção de frases sem sentido tornou basicamente impossível entender o que o ator quis dizer. Para quem está até agora se perguntando a quem, afinal, McConaughey agradeceu, o roteiro a seguir pode ser útil:
Leia também:
'Selfie' de Ellen DeGeneres e atores no Oscar bate recorde no Twitter
O ator começou do modo convencional: agradeceu à Academia de Hollywood, responsável pelo prêmio, aos atores que concorreram com ele na categoria, ao diretor de Clube de Compras Dallas, Jean-Marc Vallée, e aos colegas de elenco, Jennifer Garner e Jared Letto, que também foi agraciado com uma estatueta, a de melhor ator coadjuvante.
Em seguida, começou o show de pérolas. Ele afirmou que precisava de três figuras em sua vida diariamente. Uma delas, Deus, a quem ele considera um exemplo e o responsável pelas oportunidades que encontrou em sua vida. “Ele me mostrou que é um fato científico que a gratidão é algo que deve ser recíproco”, disse. E, pela lógica do ator, se ele agradece a Deus, Deus também será grato a ele e deve continuar a preencher seu caminho com oportunidades.
A segunda figura de que McConaughey se lembrou durante o discurso foi da família. Ele agradeceu a seu falecido pai e afirmou que ele provavelmente estaria no céu naquele momento. Mas a figura angelical do pai é ligeiramente quebrada pela imagem que o ator pintou depois: ele estaria comemorando a vitória do filho, seminu, munido de uma garrafa de cerveja e uma torta de limão.
“A você, pai, que me ensinou a ser homem, à minha mãe, presente aqui hoje, você ensinou a mim e a meus dois irmãos a nos respeitarmos. A partir disso aprendemos a respeitar mais os outros.”
O ator também agradeceu à esposa, a modelo brasileira Camila Alves, e aos filhos, pela coragem que eles transmitem. “Vocês são as pessoas que eu mais quero que tenham orgulho de mim”, disse, emocionado.
Enquete:
Qual atriz errou no figurino no Oscar 2014?
Qual atriz desfilou o melhor vestido no Oscar 2014?
A parte mais confusa do discurso veio logo em seguida. McConaughey afirmou que a terceira figura a entrar na lista de agradecimentos seria seu herói. “Quando eu tinha 15 anos, uma pessoa me perguntou quem era o meu herói: e eu disse que seria eu em dez anos. Quando cheguei aos 25 anos, me perguntaram se eu já era herói e eu disse que não, não estava nem perto. Seria em dez anos.” Segundo ele, todos os dias, semanas e anos, seu herói está sempre dez anos distante - o que o faz pensar que nunca será herói.
“Mas tudo bem, por mim. É algo que eu sempre vou continuar a buscar.” Ou seja, seu herói será sempre ele mesmo. McConaughey terminou o agradecimento dizendo “amém” para tudo isso. E fechou com um despretensioso “Continuamos a viver assim, certo?”. Ao que tudo indica, o ator decidiu dedicar um agradecimento especial a ele mesmo. Com sorte, ao menos ele terá entendido.
