segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia em 2º turno só de candidatos de direita

Vitória do economista marca fim de quase duas décadas da esquerda no país

 

Rodrigo Paz, presidente eleito da Bolívia. (Foto: Reprodução/Instagram/Acervo Pessoal)


O senador de centro-direita Rodrigo Paz foi eleito neste domingo (19) presidente da Bolívia, ao derrotar no segundo turno o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, também de direita. A esquerda nem sequer conseguiu votos para disputar o segundo turno das eleições presidenciais do país vizinho.

Com mais de 97% das urnas apuradas, Paz obteve 54,5% dos votos, contra 45,4% de Quiroga, segundo dados oficiais do Tribunal Supremo Eleitoral do País.

Aos 58 anos, o economista e político do Partido Democrata Cristão (PDC) assume o cargo pela primeira vez, sucedendo um ciclo de instabilidade política e eleitoral no país.

Filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora (1989–1993), Rodrigo Paz marca também a primeira vitória em segundo turno desde que o mecanismo foi adotado na Bolívia. O novo presidente assume o cargo em 8 de novembro.

O segundo turno foi convocado após o resultado do pleito de 17 de agosto, quando a esquerda boliviana sofreu uma derrota expressiva.

Na ocasião, Paz liderou com 32,18% dos votos, seguido por Quiroga, da coalizão de direita Alianza Libre, com 26,94%.

Candidatos esquerdistas, como Andrónico Rodríguez e Eduardo del Castillo, obtiveram apenas 8% e 3,2% dos votos, respectivamente.

Diário do Poder