Dois dos criminosos foram mortos, segundo o republicano
O presidente Donald Trump anunciou neste sábado, 18, que as forças militares dos Estados Unidos destruíram um submarino que transportava drogas e navegava em direção ao país pelo Caribe. Segundo ele, a embarcação foi atingida na quinta-feira, durante uma operação de combate ao narcotráfico. + Leia mais notícias do Mundo em Oeste Em publicação em rede social,
Trump afirmou: “Foi uma grande honra destruir um submarino transportando drogas que estava navegando em direção aos EUA em uma rota de trânsito de narcotráfico bem conhecida”. O presidente acrescentou: “A inteligência dos EUA confirmou que esta embarcação estava carregada principalmente com fentanil e outras drogas ilegais”.
De acordo com o republicano, havia quatro pessoas a bordo, identificadas como narcoterroristas. “Dois dos terroristas foram mortos”, escreveu. Os dois sobreviventes, segundo ele, serão enviados a seus países de origem, Equador e Colômbia, “para detenção e julgamento”.
Trump apoia policiamento naval
Com a confirmação de Trump, o total de mortos em operações militares norte-americanas contra embarcações suspeitas na região chega a pelo menos 29 desde o começo de setembro. Segundo o governo, este ataque foi o sexto desde o começo desse período. Trump justifica que os EUA estão engajados em um “conflito armado” contra os cartéis de drogas.
O presidente baseia-se na mesma autoridade legal utilizada pelo governo de George W. Bush durante a guerra ao terrorismo depois dos atentados de 11 de setembro, em que trata os suspeitos de tráfico como inimigos do Estado.
Mateus Conte - Revista Oeste