Últimos 20 sobreviventes do Hamas foram libertados nesta segunda-feira, 13
Sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, durante o pior ataque terrorista da história de Israel, os últimos 20 reféns do Hamas foram libertados nesta segunda-feira, 13. As primeiras imagens do encontro entre os reféns e as famílias começaram a ser publicadas nas redes sociais.
Uma delas é do reencontro entre Gali Berman, 28 anos, irmão gêmeo de Ziv Berman. Gali e Ziv foram sequestrados no kibutz Kfar Aza. Eles trabalhavam como técnicos de luz e som e frequentemente viajavam juntos. “Eles eram muito próximos, quase inseparáveis, mas mantidos separados em um cativeiro cruel. A família deles inclui dois irmãos mais velhos, Liran e Idan, e seus pais”, descreveu Israel. Gali e Ziv puderam se reencontrar nesta segunda-feira, 13.
A imagem de Guy Gilboa Dalal, 24 anos, também já está nas redes. O governo de Israel informou que Guy foi sequestrado junto com seu amigo Evyatar David no festival de música Nova. “Segundo relatos, em cativeiro Guy foi submetido a condições severas: desidratação extrema o deixou temporariamente incapaz de falar. Ele perdeu a audição de um ouvido. Sua família, embora profundamente angustiada, lutou incansavelmente por seu retorno seguro a Israel”, informou Israel.
Um vídeo mostra o reencontro de Bar Kuperstein, 23 anos, com seus pais. Ele foi sequestrado enquanto trabalhava no festival de música Nova. “Ele era a principal fonte de sustento da família, composta pelo pai deficiente, mãe e quatro irmãos mais novos”, informou Israel. “Durante o ataque, Bar ficou ajudando os feridos até ser capturado e sequestrado. Em um vídeo divulgado pelo Hamas, ele foi mostrado amarrado, no subsolo.”
Outros reféns do Hamas
Outro vídeo mostra a comemoração da família do soldado Matan Angrest, de 22 anos, sequestrado de seu tanque em Nahal Oz em 7 de outubro. Familiares comemoram sua chegada ao hospital. “Apesar de sofrer de asma, ele insistiu em servir em uma unidade de combate, movido por um senso de dever e amor ao seu país.” Outro vídeo mostra a mãe de Rom Braslavski, 21 anos, falando com seu filho pela primeira vez desde o sequestro. Ele trabalhava no festival de música quando foi sequestrado. Rom é de Jerusalém, filho de Tamar e Ofir Broslavsky, e tem dois irmãos, Amit e Ziv, informou Israel. “Testemunhas relataram que ele resgatou duas mulheres e continuou ajudando outras, apesar de estar ferido nas duas mãos. Em cativeiro, ele foi submetido a privações extremas. Em um vídeo divulgado pela Jihad Islâmica, ele aparece frágil, sofrendo com a falta de comida, água e assistência médica.”
Também há fotos de Alon Ohel, de 24 anos, um pianista que estava no festival de música Nova e foi levado pelos terroristas de um abrigo antiaéreo no local. “Alon sofreu ferimentos graves, incluindo a perda da visão de um olho. Seu outro olho também está em risco”, relatou Israel. “Reféns libertados confirmaram que Alon foi mantido em condições brutais, acorrentado em túneis e privado de tratamento médico decente. Alon é um pianista talentoso que planejava estudar jazz em Tel-Aviv antes de seu sequestro.”
Eitan Abraham Mor, 25 anos, também trabalhava no festival de música quando foi sequestrado. Mais velho de oito irmãos, ele era barista em Jerusalém. “Antes de ser sequestrado, ele teria salvado outras pessoas durante o ataque, ajudando a evacuar pessoas em condições perigosas. Sua família lutou por sua libertação”, escreveu Israel.
Lorane Comeli - Revista Oeste