segunda-feira, 16 de maio de 2022

Sachsida tem carta branca para mexer na Petrobras, diz Bolsonaro

 Novo ministro de Minas e Energia tem como missão avançar em plano de privatização da empresa

Sachsida substituiu Bento Albuquerque em Minas e Energia na última semana
Sachsida substituiu Bento Albuquerque em Minas e Energia na última semana | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou no domingo 15 que o novo ministro de Minas e Energia tem liberdade plena para avançar com mudanças na Petrobras. Adolfo Sachsida assumiu a pasta na última semana e já levou adiante planos do governo sobre a privatização da empresa.

“O Sachsida e todos os ministros, desde o início, têm carta branca, sem exceção”, afirmou Bolsonaro, em Brasília, em resposta a questionamento sobre a influência do novo ministro sobre a Petrobras.

“Obviamente, qualquer mexida vai conversar comigo. Mas confio 100% no Sachsida e tenho certeza de que ele será um bom ministro. Assim como o Bento (Albuquerque) foi. Mas, por uma questão pessoal, pediu para sair.”

Sachsida assumiu Minas e Energia na última semana, em substituição a Bento Albuquerque. Ex-homem de confiança de Paulo Guedes no Ministério da Economia, o novo ministro tem como missão fazer o trâmite burocrático sobre a privatização da Petrobras avançar.

Na sexta-feira 13, Sachsida entregou a Paulo Guedes dois ofícios referentes às privatizações da Petrobras e da Pré-Sal Petróleo (PPSA), responsável pelos contratos da União do pré-sal.

A Petrobras é uma empresa estatal de economia mista, que tem o governo federal como principal acionista, mas também tem participações nas mãos de grupos privados.

A mudança em Minas e Energia ocorreu depois de recentes críticas de Jair Bolsonaro à política de preços da Petrobras, estatal ligada à pasta. Há duas semanas, o presidente citou o então ministro Bento Albuquerque e o presidente da petrolífera, José Mauro Ferreira Coelho, ao reclamar de reajuste no preço do diesel para as refinarias.

Leia também‘O governo faz uma reforma administrativa silenciosa’, entrevista com Adolfo Sachsida, publicada na edição 112 da Revista Oeste.

Revista Oeste