terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Brasil supera 340 milhões de doses de vacinas aplicadas contra covid-19

 Só nas últimas 24 horas, país vacinou mais de 3 milhões de pessoas



Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, aplica vacina contra covid-19 no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa. Foto: Walterson Rosa/MS



Nesta terça-feira (18), o Brasil ultrapassou a marca de 340 milhões de doses aplicadas de imunizantes contra a covid-19. A aceitação popular da maior campanha de vacinação da história do país levou à aplicação de mais de 3 milhões de doses registradas nos sistemas do Ministério da Saúde somente nas últimas 24 horas.

Do total de doses aplicadas, 117,6 milhões são da Pfizer; 116,8 milhões da AstraZeneca; 85,4 milhões da CoronaVac; e 5,7 milhões da Janssen. Quase 50% dos imunizantes aplicados até o momento são referentes à primeira dose. Já 42% foram de segunda dose. As doses de reforço correspondem a 8% das aplicações realizadas até agora.

“Nossa campanha tornou-se uma das mais bem sucedidas do mundo e o Brasil ocupa a 4ª posição entre todos os países. Hoje, o Sistema Único de Saúde está muito mais preparado para dar as respostas que a sociedade espera dele. Estes são os resultados dos investimentos do Governo Federal”, destaca o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Hoje, o Ministério da Saúde deve concluir a entrega de 10,5 milhões de doses aos estados e ao Distrito Federal. Nessa remessa, a pasta encaminha 8,9 milhões de doses da Pfizer destinadas para dose de reforço, que deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose. Mais 336,2 mil doses da Janssen também fazem parte dessa distribuição.

Em breve, o número de doses aplicadas deve subir ainda mais, já que o Ministério da Saúde já concluiu a distribuição de mais de 400 milhões de doses às unidades federativas. (Com informações da Comunicação do MS)

Diário do Poder