O mercado financeiro viu de forma positiva os compromissos assumidos pelos novos chefes das pastas ligadas à economia. Paulo Guedes, superministro da Economia, defendeu a reforma da Previdência,enquanto o almirante Bento Albuquerque, de Minas e Energia, indicou que vai avançar no processo de privatização da Eletrobras.
— De fato, os investidores continuam com uma boa leitura a respeito da mudança de governo e dos discursos de alguns ministros — pontua Cleber Alessie, operador de câmbio da corretora H. Commcor, que reforçou, no entanto, que é necessário que essas promessas saiam do papel.
Em linhas gerais, o dólar se enfraqueceu no cenário global. O "dollar index", índice da Bloomberg que mede o comportamento da divisa americana frente a uma cesta de dez moedas, recuava 0,60% próximo ao encerramento dos negócios no Brasil.
Na avaliação de Ricardo Gomes da Silva Filho, superintendente da Correparti Corretora de Câmbio, o comportamento do dólar no exterior está relacionado a agenda de indicadores nos Estados Unidos.
- A divulgação do "payroll" (dados sobre mercado de trabalho), amanhã, deve deixar os mercados mais tensos e acelerar os níveis de volatilidade ao passo em que a liquidez vai retornando aos mercados - explicou.
Petróleo ajuda
No mercado de ações, o Ibovespa ficou em queda por quase todo o pregão, seguindo o movimento externo. Nos Estados Unidos, o Dow Jones tinah queda de 2,71% e o S&P 500, 2,22%, refletindo o temor de uma desaceleração da economia global.
- É um pregão de correção de preço após a alta forte de ontem. Além disso, tem uma contribuição do exterior, com a expectativa de um ciclo de crescimento menor. Mas o petróleo está ajudando principalmente a Petrobras - avaliou Raphael Figueredo, analista da Eleven Financial.
De fato, a melhora na cotação do petróleo, no período da tarde, deu impulso às ações da estatal. As preferenciais (PNs, sem direito a voto) subiram 2,45% e as ordinárias, 2,08%. Lá fora, o petróleo subia 1,64%, com o barril do Brent negociado a US$ 55,81.
Ainda entre as estatais, as ações da Eletrobras subiram forte. As PNs avançaram 6,01% e as ONs, 5,98%.
Ainda entre as estatais, as ações da Eletrobras subiram forte. As PNs avançaram 6,01% e as ONs, 5,98%.
Os bancos, de maior peso na composição do índice, também fecharam o pregão com ganhos. As preferenciais do Itaú Unibanco e do Bradesco subiram, respectivamente, 1,65% e 0,97%. Os papéis do Banco do Brasil registraram valorização de 0,41%.
Na outra ponta, as ações da Vale caíram 4,09%, repercutindo os dados mais fracos da economia chinesa.
Na outra ponta, as ações da Vale caíram 4,09%, repercutindo os dados mais fracos da economia chinesa.
Ana Paula Ribeiro e Gabriel Martins, O Globo