quarta-feira, 12 de abril de 2017

Copom intensifica cortes na Selic, e taxa vai a 11,25%

Veja

Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, intensificou os cortes na taxa básica de juros e baixou a Selic em 1 ponto percentual, para 11,25%. A decisão foi tomada por unanimidade. Esta é a quinta redução consecutiva desde outubro do ano passado. Com isso, a taxa básica de juros iguala o mesmo patamar de outubro de 2014.
O ritmo maior dos cortes – os dois últimos haviam sido de 0,75 ponto porcentual – era esperado pelo mercado, segundo o Boletim Focus divulgado nesta semana. O Banco Central vem indicando que reduzirá a Selic se, entre outros fatores, a inflação continuar em queda. Os economistas apostam que a taxa chegará ao fim deste ano em 8,75%.

A taxa Selic
A Selic é a taxa usada como referência para definir os juros pagos em diversos contratos do sistema financeiro, de empréstimos para a compra de imóveis a cartões de crédito. Ela é definida em reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), que é parte do Banco Central, em reuniões que ocorrem a cada 45 dias. O BC altera a taxa básica de juros para controlar a inflação, por meio da influência que a Selic têm na oferta de dinheiro disponível no mercado.