domingo, 31 de janeiro de 2016

Sindicato dos Atores dá a 'Spotlight' o prêmio de melhor elenco

UOL


Mesmo com apenas duas indicações na 22ª edição do SAG Awards, prêmio concedido pelo Sindicato de Atores dos Estados Unidos, o elenco de "Spotlight - Segredos Revelados" foi o grande vencedor da noite.

O protagonismo dividido entre Michael Keaton, Mark Ruffalo, Liev Schreiber e Rachel McAdams —que perdeu na categoria de melhor atriz coadjuvante para a sueca Alicia Vikander, de "A Garota Dinamarquesa"— garantiu a surpresa da noite.

Enquanto o prêmio de melhor elenco em série de comédia foi para "Orange is the New Black", dramédia que se passa em um presídio feminino, o troféu de melhor elenco de série dramática foi para "Downton Abbey", sobre a aristocracia britânica no começo do século 20.

Entre os atores, Leonardo DiCaprio ("O Regresso") confirmou o favoritismo, venceu o prêmio de melhor ator e foi aplaudido de pé. Foi a primeira vez que DiCaprio, ganhador do Globo de Ouro deste ano, levou o SAG. Já Brie Larson, de "O Quarto de Jack", venceu o prêmio de melhor atriz.

Uzo Aduba, que interpreta a personagem Crazy Eyes da série "Orange is the New Black" (Netflix), e Jeffrey Tambor, de "Transparent" (Amazon), foram os primeiros vencedores do SAG. Eles triunfaram nas categorias de melhor atriz e melhor ator em série de comédia.


Na categoria de melhor ator coadjuvante em cinema, o ganhador foi Idris Elba, de "Beasts of No Nation". Foi o terceiro troféu da noite para a Netflix, produtora do longa. Elba foi o grande nome deste SAG, porque também levou na categoria de melhor ator em minissérie ou telefilme por "Luther".

Se Queen Latifah venceu pela atuação em "Bessie" em melhor atriz em minissérie ou telefilme, Viola Davis, de "How to Get Away with Murder", levou o prêmio de melhor atriz em série de drama pelo segundo ano seguido. Também foi o caso de Kevin Spacey, protagonista de "House of Cards" no papel de Frank Underwood, que repetiu a vitória do ano passado.

Das mãos de Tina Fey e Amy Poehler, a atriz e escritora Carol Burnett, vencedora por duas vezes do Globo de Ouro, em 1977 e 1978, com "The Carol Burnett Show", recebeu a homenagem do SAG Awards por sua carreira.

O evento ocorreu na noite deste sábado (30), em Los Angeles. Embora o prêmio de melhor elenco nem sempre se traduza na conquista do Oscar de melhor filme, concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, ele indica que os atores, maior bloco de eleitores, favorecem um filme em detrimento de outro concorrente.

Veja os vencedores da 22ª edição do SAG Awards:

CINEMA
Melhor elenco
"Spotlight - Segredos Revelados"
Melhor atriz
Brie Larson ("O Quarto de Jack")
Melhor ator
Leonardo DiCaprio ("O Regresso")
Melhor atriz coadjuvante
Alicia Vikander ("A Garota Dinamarquesa")
Melhor ator coadjuvante
Idris Elba ("Beasts of No Nation")
TV
Melhor elenco em série de comédia
"Orange Is the New Black"
Melhor elenco em série dramática
"Downton Abbey"
Melhor atriz em série de comédia
Uzo Aduba ("Orange Is the New Black")
Melhor ator em série de comédia
Jeffrey Tambor ("Transparent")
Melhor atriz em série de drama
Viola Davis ("How to Get Away with Murder")
Melhor ator em série de drama
Kevin Spacey ("House of Cards")
Melhor atriz em minissérie ou telefilme
Queen Latifah ("Bessie")
Melhor ator em minissérie ou telefilme
Idris Elba ("Luther")