sábado, 30 de janeiro de 2016

New York Times publica editorial de apoio à candidatura de Hillary

O Globo

Para jornal, ela é uma das candidatas mais qualificadas da história moderna




Jornal reforçou apoio já declarado em outras ocasiões - DOUG MILLS / THE NEW YORK TIMES


NOVA YORK - O conselho editorial do jornal "The New York" Times anunciou neste sábado apoio a Hillary Clinton na disputa para se tornar a candidata do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, classificando-a como "uma das mais amplamente e profundamente qualificadas candidatas presidenciais da história moderna".

Hillary, que enfrenta um duro desafio do senador Bernie Sanders pela indicação democrata, recebeu o apoio do jornal, um dos maiores dos Estados Unidos, somente dois dias antes de os eleitores em Iowa realizarem a primeira das primárias que definirão os candidatos democrata e republicano para a eleição presidencial marcada para 8 de novembro deste ano.

O jornal destaca sua atuação como senadora de um estado maior (Nova York) e como secretária de Estado, além de sua experiência no cenário nacional como primeira-dama ao lado de Bill Clinton.

"O conselho editorial do Times apoiou suas três candidaturas a cargos políticos - duas vezes para o Senado e uma vez na primária presidencial democrata de 2008 - e está fazendo isso novamente com confiança e entusiasmo", diz o texto.

Na análise que se segue no texto, o jornal afirma que o principal adversário de Hillary, o senador Bernie Sanders, revelou-se "mais formidável do que a maioria das pessoas", trazendo a desigualdade de renda e a dor persistente da classe média para o centro do palco e empurrou Hillary um pouco mais à esquerda. Mas ele não tem a amplitude de experiência política ou idéias que Clinton oferece.

"Suas propostas mais ousadas - de fragmentar bancos e começar tudo de novo sobre a reforma da saúde com um sistema de cuidados médicos para todos - lhe renderam o apoio entre eleitores da classe média alienados e jovens. Mas seus planos para alcançá-los não são realistas, enquanto Clinton tem muito boas, e realizáveis, propostas em ambas as áreas", afirma o editorial.

Quanto ao terceiro candidato democrata, Martin O'Malley, o New York Times o clssifica como um liberal bem-apessoado e razoável". Porém, "parece mais adequado para os trabalhos que ele já teve - governador de Maryland e prefeito de Baltimore - do que para o presidente".

O jornal concluiu o editorial enfatizando que Hillary é a escolha certa para que os democratas possam apresentar uma visão radicalmente diferente do que os principais candidatos republicanos oferecem: "uma visão em que americanos de classe média tenham uma chance real de prosperidade, os direitos das mulheres sejam reforçadas, os imigrantes em situação irregular tenham uma chance de legitimidade, as alianças internacionais sejam alimentadas e o país seja mantido seguro".