Segundo pesquisa da Censuswide, comparada a outros artistas, a banda de Liverpool é a mais conhecida pela geração Z
Canções como Here Comes the Sun ou até mesmo Yellow Submarine serão esquecidas? Uma pesquisa da empresa Censuswide, a pedido da fabricante e vendedora de rádios Robert Radio, mostrou que um em cada três jovens britânicos não conhece o trabalho dos Beatles.
Na contramão das últimas gerações que os antecederam, cerca de 68% das pessoas na faixa dos 16 a 23 anos de idade afirmaram estar “familiarizadas” com a banda que foi formada por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.
O levantamento aplicou um questionário e ouviu 2 mil entrevistados no Reino Unido. De acordo com o resultado, a geração Z não reconhece o trabalho dos Beatles tanto quanto a “geração silenciosa”, que corresponde às pessoas com idade superior a 74 anos.
“Mais de um terço da geração Z nos disse que não ouviria uma música se ela fosse lançada antes de eles nascerem”, afirmaram os pesquisadores. “Essa é uma biblioteca inteira de clássicos lançados antes de 2000 que a geração mais jovem pode estar perdendo.”
A pesquisa perguntou ainda para os integrantes da geração Z se eles achavam músicas ou artistas antigos chatos. E o resultado comprovou a teoria. Segundo a pesquisa, 34% dos jovens disseram que sim.
Além do grupo de rock formado em 1960 na cidade de Liverpool, o questionário também colheu dados que mostram o interesse dos jovens por outros grandes artistas britânicos, dentre eles Queen, David Bowie e Pink Floyd. Esses ícones musicais receberam uma resposta positiva de, respectivamente, 67%, 54% e 52%.
“Se cada geração continuar a perder a familiaridade com esses trabalhos nessa média, pode haver um cenário nas próximas três gerações em que elas não terão fãs jovens”, alertaram os pesquisadores da Censuswide.
Revista Oeste