quinta-feira, 26 de maio de 2022

Um em cada três jovens britânicos não conhece os Beatles

 Segundo pesquisa da Censuswide, comparada a outros artistas, a banda de Liverpool é a mais conhecida pela geração Z

Ao todo 34% dos jovens contatados acreditam que as músicas e os artistas do passado são "chatos"
Ao todo 34% dos jovens contatados acreditam que as músicas e os artistas do passado são "chatos" | (Foto: Reprodução Flickr)

Canções como Here Comes the Sun ou até mesmo Yellow Submarine serão esquecidas? Uma pesquisa da empresa Censuswide, a pedido da fabricante e vendedora de rádios Robert Radio, mostrou que um em cada três jovens britânicos não conhece o trabalho dos Beatles.

Na contramão das últimas gerações que os antecederam, cerca de 68% das pessoas na faixa dos 16 a 23 anos de idade afirmaram estar “familiarizadas” com a banda que foi formada por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

O levantamento aplicou um questionário e ouviu 2 mil entrevistados no Reino Unido. De acordo com o resultado, a geração Z não reconhece o trabalho dos Beatles tanto quanto a “geração silenciosa”, que corresponde às pessoas com idade superior a 74 anos.

Abbey Road foi o 12º álbum de estúdio da banda britânica The Beatles
Álbuns de sucesso dos Beatles, como Abbey Road, não são mais preferência da geração Z (Foto: Reprodução Flickr)

“Mais de um terço da geração Z nos disse que não ouviria uma música se ela fosse lançada antes de eles nascerem”, afirmaram os pesquisadores. “Essa é uma biblioteca inteira de clássicos lançados antes de 2000 que a geração mais jovem pode estar perdendo.”

A pesquisa perguntou ainda para os integrantes da geração Z se eles achavam músicas ou artistas antigos chatos. E o resultado comprovou a teoria. Segundo a pesquisa, 34% dos jovens disseram que sim.

Além do grupo de rock formado em 1960 na cidade de Liverpool, o questionário também colheu dados que mostram o interesse dos jovens por outros grandes artistas britânicos, dentre eles Queen, David Bowie e Pink Floyd. Esses ícones musicais receberam uma resposta positiva de, respectivamente, 67%, 54% e 52%. 

“Se cada geração continuar a perder a familiaridade com esses trabalhos nessa média, pode haver um cenário nas próximas três gerações em que elas não terão fãs jovens”, alertaram os pesquisadores da Censuswide.

Revista Oeste