Movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A prática criminosa de overbooking saiu do controle nos aeroportos, gerando queixas sobretudo de quem comprou passagem com antecedência, a preços menores. Famílias são impedidas de viajar ou separadas em vários vôos. Nos aeroportos paulistas, acusações mais freqüentes de overbooking são contra Gol e Latam. O cliente lesado não tem a quem recorrer. A Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) se omite e o Procon apenas aplica multas cosméticas, jamais pagas.
Cliente desamparado
Serviços de atendimento (SAC) das próprias empresas malfeitoras têm sido mais úteis que Anac ou Procon, para ser ter idéia do desamparo.
Estelionato permitido
Na Latam em Guarulhos citam “permissão” da Anac para vender 10% além dos assentos disponíveis. Vender e não entregar é estelionato.
Passageiro retirado
Na Gol, dica de funcionário: despache malas até 3 horas antes do vôo. Passageiros com bagagem de mão têm sido retirados dos aviões.
Diário do Poder