domingo, 27 de janeiro de 2019

Risco de novo rompimento de barragem em Brumadinho

Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros retomaram neste domingo, 27, as buscas por vítimas do rompimento de uma barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. O desastre ocorreu na tarde de sexta, 25, e deixou dezenas de mortos e centenas de feridos, segundo balanços divulgados por autoridades. Ainda não há informações sobre as causas do acidente. 

ACOMPANHE AO VIVO

  • 10h08
    27/01/2019
    porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, informou que dez corpos de funcionários da Vale foram encontrados dentro de um ônibus, que estava soterrado pela lama causada pelo rompimento da barragem. Essas dez vítimas fatais estão incorporadas na contagem de 37 mortos, até o momento. (Luan Santos - especial para O Estado) 
  • 10h02
    27/01/2019
    Em entrevista coletiva realizada há pouco, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Pedro Aihara, informou que cerca de 24 mil pessoasestão em área de risco caso haja um novo rompimento de barragem na Mina do Feijão.

    Essa população está sendo orientada a deixar suas casas e se abrigar em um dos três pontos de apoio - Igreja Matriz, Delegacia ou Morro do Querosene. (Luan Santos - especial para O Estado) 

  • 09h57
    27/01/2019
    BR18: Marina acorda com sirene em Brumadinho

    A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silvatambém foi acordada pela sirene de evacuação tocada nesta manhã de domingo, 27, em Brumadinho (MG). Ela está acompanhada do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). 

    Em 2015, a ex-presidenciável foi criticada por não ter visitado a região devastada pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, alegando à época ter “postura ética de não instrumentalizar uma situação dessa para promoção política”. Leia aqui. 

    Imagem: Reprodução/Twitter Randolfe Rodrigues 
    Reprodução/Twitter Randolfe Rodrigues
  • 09h53
    27/01/2019
    A capacidade da barragem 6, que corre o risco de romper, em BrumadinhoMinas Gerais, é, de acordo com o Corpo de Bombeiros, de 3 a 4 milhões de metros cúbicos

    Anteriormente, o depósito de água era avaliado como tendo 1 milhão de m³, mas, em reunião com engenheiros da Vale, o número foi alterado. 

    A barragem 6 fica ao lado da barragem 1, de rejeitos, que rompeu  na sexta-feira, 25. 
  • 09h47
    27/01/2019

    De acordo com o Corpo de Bombeiros, a população que está nas zonas críticas está sendo orientada a abandonar suas moradias e seguirem para 3 pontos de apoio, que são considerados locais seguros. 

    São eles: 
    - Igreja Matriz
    - Delegacia de Brumadinho
    - Morro do Querosene

    As Zonas consideradas de risco são 4 e devem ser evacuadas: 

    - Parque da Cachoeira, mais próxima à barragem B6
    - Pires
    - Centro de Brumadinho 
    - Bairro Novo Progresso

    Os 3 pontos de apoio estão sendo organizados com ajuda da Defesa Cívil Municipal e outros órgãos de segurança.
  • 09h26
    27/01/2019
    Um grupo formado por 129 militares israelenses deve chegar às 21h30 desde domingo, 27, em Minas Gerais para auxiliar nas buscas por vítimas do desastre em Brumadinho.

    A equipe é especializada em resgate durante catástrofes com uso de sonares e vai trazer material eletrônico e de escavação. Cães farejadores também acompanham o grupo.

    A previsão era de que a equipe sairia de Jerusalém às 6 horas (horário de Brasília). Funcionários da embaixada de Israel em Brasíliavão para Minas Gerais para dar apoio logístico à equipe.

    A operação foi coordenada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu com apoio de Yossi Shelleyembaixador do país no Brasil. (Paula Felix e Paula Reverbel) 

    Foto: Divulgação/Embaixada de Israel no Brasil 

    Divulgação/Embaixada de Israel no Brasil
  • 09h10
    27/01/2019
    De acordo com o Corpo de Bombeiros, o número de mortos aumentou para 37, em BrumadinhoMinas Gerais

    Até o momento, 192 pessoas já foram resgatadas

    As buscas estão interrompidas por conta do risco iminente de rompimento da barragem 6, que contém água e fica ao lado da barragem 1, que rompeu sexta-feira, 25. O céu da cidade está nublado

    Foto: Wilton Junior/Estadão 
    Wilton Junior/Estadão
  • 08h59
    27/01/2019
    As condições meteorológicas em Brumadinho e região, nas primeiras horas da manhã deste domingo, 27, serão de céu encoberto, com baixa visibilidade no entorno da Mina Córrego do Feijão, de acordo com a Defesa Civil

    No decorrer da tarde, o sol pode aparecer com mais intensidade, com possibilidade de chuvas, mas sem volume significativo

    volume estimado de chuva  para o período (até as 23h de hoje, 27) é de 5 a 15 mm, em média

  • 08h29
    27/01/2019
    Avião com 130 soldados das Forças de Defesas de Israel está a caminho do Brasil para auxiliar nas buscas em Brumadinho, Minas Gerais. 

    "Salvar vidas não é sobre a distância percorrida, mas sobre o quão longe você está disposto a ir", escreveram as Forças de Defesa no Twitter

  • 08h08
    27/01/2019
    O acesso ao centro de Brumadinho  foi fechado, assim como a ponte onde passa o Rio Paraopeba. Há risco de novo rompimento. (Luan Santos - especial para o Estado) 
  • 08h05
    27/01/2019
    Equipes da Defesa Civil  rodam pela cidade alertando para o risco de desabamento da barragem 6. 

    Neste momento, a cidade está paralisada, com pessoas nas praças em Brumadinho. (Pablo Pereira)
  • 08h02
    27/01/2019
    Ao ouvir as sirenes, que tocaram por volta das 5h30 deste domingo (27), a família de dona Silvana Guedes ficou assustada. "Não sabíamos do que se tratava. Logo ligamos o carro e viemos para a parte alta da cidade. Só aqui ficamos sabendo que foi uma prevenção. Pensei que algo ainda pior tivesse acontecido. Vivemos todos os dias com medo", contou. 
  • 07h57
    27/01/2019
    As buscas estão temporariamente interrompidas devido ao risco de rompimento de uma nova barragem, em Brumadinho. Moradores são levados para a parte mais alta das comunidades. (Luan Santos - especial para O Estado) 
  • 07h55
    27/01/2019
    ônibus encontrado soterrado na lama, em Brumadinho, ainda não foi retirado. A informação é que é necessário um maquinário específico. Os Bombeiros suspeitam que tenha mais pessoas sem vida no veículo.  

    81 famílias estão desabrigadas, segundo o número oficial da Defesa Civil. O Governo de Minas fala em 34 corpos retirados até ontem. Uma nova atualização está prevista para ocorrer às 10h. (Luan Santos - especial para O Estado) 
  • 07h29
    27/01/2019
    De acordo com o Corpo de Bombeiros, o espaço aéreo da região afetada pelo rompimento da barragem 1, em BrumadinhoMinas Gerais, está fechado a partir de hoje para aeronaves em geral por determinação da aeronáutica.

    A medida visa facilitar ações de resgate. Somente aeronaves envolvidas nos salvamentos podem sobrevoar o local.