domingo, 23 de abril de 2017

Até 17h locais, 69,42% dos franceses tinham comparecido às urnas

O Estado de São Paulo

Índice é inferior ao registrado no mesmo horário durante o pleito de 2012


Eleições na França
De acordo com analistas, o temor de um alto índice de abstenção não estaria se confirmando

O comparecimento dos franceses à urnas eleitorais neste domingo atingiu taxa de 69,42%, às 17 horas (locais), segundo informações disponibilizadas no site do Ministério do Interior. Às 12 horas (locais), a taxa estava em 28,54%. O índice é ligeiramente inferior ao registrado no mesmo horário durante o pleito de 2012 (70,59%) e também menor do que o obtido na corrida à Presidência em 2007 (73,87%).
São quatro os candidatos considerados favoritos e que chegaram ao dia da decisão tecnicamente empatados de acordo com as pesquisas eleitorais: o social-liberal Emmanuel Macron, a nacionalista Marine Le Pen, o conservador François Fillon e o populista de esquerda Jean-Luc Mélenchon. Pesquisas de boca-de-urna seguem proibidas até as 20 horas, mas existe a expectativa de que os primeiros números possam ser divulgados em veículos de informação no exterior e nas redes sociais.
De acordo com informações da imprensa europeia, há pouco jornais belgas publicaram dados que estão sendo atribuídos a sondagens de boca de urna apontando que Emmanuel Macron e Marine Le Pen estariam à frente da disputa. Porém, o órgão que regula o setor de pesquisas na França divulgou um alerta considerando que esses devem ser dados falsos. Segundo o órgão, os nove principais institutos de pesquisa comprometeram-se formalmente a não realizar sondagens neste dia 23 de abril.