terça-feira, 21 de julho de 2015

Morre Luiz Paulo Conde, prefeito do Rio entre os anos de 1997 e 2000

Folha de São Paulo


Sérgio Lima - 19.jan.2004/Folhapress
Luiz Paulo Conde, ex-prefeito do Rio, morto nesta terça-feira aos 81 anos
Luiz Paulo Conde, ex-prefeito do Rio, morto nesta terça-feira aos 81 anos


O ex-prefeito do Rio Luiz Paulo Conde morreu na madrugada desta terça-feira (21) no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio, aos 80 anos.

Ele estava internado para tratar um câncer na próstata.

Conde formou-se em Arquitetura pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (atual FAU/UFRJ).

Participou do movimento estudantil nos anos 1950. Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, em 1974, reeleito dois anos depois, e diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (1990-1992). O projeto mais visível de Luiz Paulo Conde na cidade é o campus da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

Ocupou de 1993 a 1996 o cargo de secretário municipal de Urbanismo na administração de César Maia, a quem sucedeu na prefeitura do Rio de Janeiro.

Foi eleito para a prefeitura do Rio em 1996 pelo PFL, com o apoio de Maia.
Como prefeito, Conde deu prosseguimento aos programas Rio Cidade, de revitalização das áreas urbanas, e Favela-Bairro, de reurbanização e integração das favelas.

Em 2000, concorreu à reeleição, mas foi derrotado por Maia. Ele também foi vice-governador de Rosinha Garotinho, de 2003 a 2007, pelo PSB.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou luto oficial de três dias na cidade pelo falecimento de Conde.

Conde também enviou para a Câmara um polêmico projeto –aprovado sem emendas– para construções de hotéis-residência no Rio, o que estava proibido desde 1985. Uma das empresas beneficiadas por esta lei foi a STA Arquitetura S.A., dirigida pelo economista Marcelo Conde, um dos filhos do ex-prefeito.

Ele deixa a mulher, a arquiteta Rizza Conde, seus três filhos, Marcelo, Marcos e Elisa, e sete netos.
*
Leia a nota da Prefeitura do Rio.
O Rio de Janeiro perdeu hoje um grande realizador. Luiz Paulo Conde fez parte de um grupo seleto de cariocas que tiveram o prazer e o orgulho de gerir a nossa Cidade Maravilhosa. Suas mãos ajudaram a projetar importantes transformações como o Rio-Cidade, o Favela-Bairro e a construção da Linha Amarela. Conde foi um inspirador para realizarmos a grande transformação pela qual o Rio de Janeiro passa. Com seu olhar urbanístico, foi um dos primeiros gestores a pensar na revitalização da Região Portuária e na demolição do elevado da perimetral. Arquiteto premiado, Conde tinha orgulho de sua profissão e inspirava-se na arquitetura para executar projetos. Hoje, o Rio está mais triste com sua perda.
Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio de Janeiro