domingo, 27 de fevereiro de 2022

UE tira bancos russos do sistema global de pagamentos Swift

 A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, espera que a medida prejudique a economia russa e seus oligarcas

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante o anúncio que oficializou a retirada da Rússia do sistema Swift - 26/02/2022 | Foto: Divulgação/Twitter/Ursula von der Leyen
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante o anúncio que oficializou a retirada da Rússia do sistema Swift - 26/02/2022 | Foto: Divulgação/Twitter/Ursula von der Leyen

A presidente da Comissão Europeia (UE), Ursula Von der Leyen, anunciou neste sábado, 26, que alguns bancos russos estão fora da Swift, sistema que facilita pagamentos internacionais. A medida recebeu o apoio de França, Alemanha, Itália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos após uma reunião.

Em linhas gerais, a medida vai impactar o comércio russo, o investimento estrangeiro no país e seu banco central. Atualmente, a Rússia tem cerca de US$ 630 bilhões em reservas internacionais. “Isso vai congelar as transações e impossibilitar o Banco Central de liquidar ativos”, disse Ursula.

Ela afirmou que as ações da UE vão danificar a capacidade de Putin de financiar a guerra e prejudicar os oligarcas russos. “Nosso movimento terá impacto erosivo na economia russa”, garantiu Ursula. “O que Putin está fazendo, na verdade, é destruir o futuro de seu próprio país”, acrescentou.

Entenda o que é a Swift

A Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (Swift) é uma cooperativa internacional, com sede na Bélgica. Fundada em 1973, funciona como um canal de comunicação global entre seus participantes, além de padronizar transações financeiras internacionais. São mais de 11 mil instituições financeiras, de 200 países, conectadas.

Segundo a própria Swift argumenta, nenhuma outra organização além dela consegue lidar com a escala, a precisão, o ritmo e a confiança que essas movimentações financeiras internacionais exigem. Seu sistema, desenvolvido para substituir a dependência das máquinas de Telex, fornece aos bancos uma forma de comunicação rápida, segura e barata.

O mecanismo permite que os bancos e outras empresas financeiras informem uns aos outros sobre as transações que estão prestes a se concretizar. Um Código Swift é um formato-padrão de Código Internacional Bancário (BIC), usado para especificar um determinado banco ou agência. Todos os códigos de 11 dígitos referem-se a agências específicas, enquanto os códigos de oito dígitos se referem à sede ou ao escritório principal do banco.

Leia também: “A Ucrânia balança o mundo”, artigo publicado na Edição 101 da Revista Oeste

Cristyan Costa, Revista Oeste