sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Capital verde europeia de 2020, Lisboa vai limitar circulação de carros no centro

A Câmara Municipal de Lisboa (equivalente à Prefeitura) anunciou nesta sexta-feira (31) um ambicioso plano de reestruturação do trânsito local, incluindo limitações à circulação de carros particulares no centro da cidade.
As medidas têm o objetivo de incentivar o uso de transportes públicos, reduzir as emissões de carbono e ainda amenizar o congestionado trânsito lisboeta, apontado recentemente como o pior da Península Ibérica em 2019 pelo TomTom Traffic Index, um relatório que comparou o congestionamento em 416 cidades de 57 países.
Em 2020, Lisboa é capital verde europeia e tem anunciado uma série de medidas para se tornar mais amiga do ambiente.
O plano divulgado agora impõe uma série de restrições aos automóveis na região da chamada Baixa lisboeta, que abrange algumas das áreas mais valorizadas da cidade, como o Chiado e a avenida da Liberdade.
O objetivo é que a chamada zona de emissões reduzidas esteja funcionando plenamente em agosto deste ano. Por lá só poderão circular carros de moradores e outros com um selo especial de autorização. A área também será vetada para veículos fabricados antes de 2000 –que são mais poluentes.
Ruas da Baixa de Lisboa ganharão novas ciclovias | Imagem: Divulgação CML
Ruas da Baixa de Lisboa ganharão novas ciclovias | Imagem: Divulgação CML
O governo municipal vai fiscalizar os acessos e a circulação dos carros e promete multas para quem não cumprir as novas diretrizes.
Com a medida, espera-se retirar diariamente de circulação cerca de 40 mil carros e 60 mil toneladas anuais de CO2.
Algumas ruas deixarão totalmente de ser acessíveis para carros, tornando-se estritamente pedonais. É o caso de algumas das vias mais populares entre os turistas, como a rua da pPrata e o largo do Chiado.
A Câmara Municipal promete ainda a criação de ciclovias e um reforço nas linhas e nas frequências dos transportes públicos na região, que já é uma das de mais fácil acesso na cidade.
Mais Ora Pois
Giuliana Miranda, Folha de São Paulo